“Circuito Pé na Areia” atraiu mais de 3 mil pessoas na Praia do Perequê-Açu

Moradores e turistas marcaram presença neste final de semana no “Circuito Pé na Areia”, evento que animou a Praia do Perequê-Açu com atividades esportivas, culturais e de lazer, totalmente gratuitas. Os organizadores estimam que mais de 3 mil pessoas participaram do evento.

As atividades atraíram público de todas as idades, com peça de teatro infantil, caminhada e uma programação esportiva composta por vôlei de praia, futevôlei, beach tennis, surfe, zumba, yoga e jogos de tabuleiro. Quem passou pelo local curtiu diversas apresentações musicais com artistas locais e convidados, tocando muito pop, reggae, sertanejo, rock, MPB, entre outros ritmos clássicos e da atualidade.

O coordenador geral do Circuito Pé na Areia, Mauro Freitas, enfatizou que as expectativas do evento foram superadas e que a cidade deve receber novas etapas do circuito no próximo ano. “Este é um programa novo da Secretaria Estadual de Esporte para movimentar as cidades litorâneas no período de baixa temporada. Além das atividades esportivas e culturais, o evento contribui com a economia local. Para se ter uma ideia, foram contratados cerca de 100 profissionais da cidade para nos apoiar durante os dois dias de atividades”.

A prefeita Flavia Pascoal prestigiou o evento e falou sobre a importância da cidade em receber mais atividades dessa grandeza. “É uma alegria podermos reunir pessoas de diferentes idades em um único evento, todos se divertindo, fazendo atividade física e prestigiando o município. Ubatuba tem se destacado como um dos municípios mais procurados por turistas no Brasil e isso nos fortalece e nos ajuda a atrair grandes eventos como este, em parceria com o Estado”, ressaltou a prefeita.

Entre os participantes, as amigas Márcia Luiza, de 50 anos, e Geni Costa, de 71 anos, aprovaram a realização do evento. “Achamos tudo ótimo. Aproveitamos para fazer a caminhada, conhecer novas pessoas e se divertir. Devia ter sempre essas atividades aqui na praia”, destacou Márcia, que também aproveitou para curtir a aula de zumba, enquanto a amiga Geni optou pelo jogo de vôlei.

Para a coordenadora de eventos da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Kátia Castilho, o circuito ressalta a capacidade do município em receber um evento desse porte. “Este é um evento incentivado pelo governo, que contou com o envolvimento do município. O circuito foi importante por criar vivência que muitas pessoas às vezes não têm, como teatro na praia, música e atividades variadas. Novas etapas serão bem-vindas e ficaremos honrados”, concluiu a coordenadora.

O “Circuito Pé na Areia” faz parte das comemorações de aniversário de 385 anos de Ubatuba, sendo uma realização da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura.

Sustentabilidade: Selo Carbono Neutro

Todas as edições do “Circuito Pé na Areia” contam com o selo Carbono Neutro, certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Flavio Dias Patrício explica que cerca de 350 árvores devem ser plantadas para compensar as emissões de carbono do evento. “É uma recomendação do governo que todas as secretarias tenham programas de sustentabilidade. Pensando nisso, foi decidido pela neutralização das emissões de carbono. Ao final das 12 edições do circuito, será calculada toda a emissão de carbono gerada, como por exemplo, com o deslocamento das equipes e uso de caminhões. A compensação será feita com o plantio de árvores no Parque do Estado, no Tietê, em São Paulo”, explicou.