Poder Executivo Municipal

Comitê da Covid reforça importância da imunização completa para prevenir complicações

Comitê da Covid reforça importância da imunização completa para prevenir complicações

A reunião desta quinta-feira (27) do Comitê de Gerenciamento de Crise frente à Covid-19 do município analisou a relação entre a queda do número de atendimentos e a alta no índice de internações e mortes. Entre os dias 1º e 26 de janeiro, foram registradas oito mortes no município em decorrência de complicações do coronavírus. Em todo o mês de dezembro foram registrados três óbitos. Dados apresentados durante o encontro revelam que o número de atendimento caiu nas unidades de saúde, mas que as internações permaneceram em alta e as mortes aumentaram.

Entre os óbitos registrados este ano, quatro são homens e quatro mulheres. Desse total, seis pessoas tinham mais de 60 anos, uma da faixa etária de 50 a 59 e outra de 40 a 49 anos. Após análises dos casos, verificou-se que das oito mortes, duas não tinham tomado nenhuma dose da vacina, três estavam vacinados com as três doses e outras três tinham se imunizado com duas doses. Seis dos casos tinham comorbidades, como doença cardiovascular, renal e obesidade.

Na Santa Casa de Ubatuba, os leitos exclusivos para casos de Covid e síndrome respiratória continuam com lotação máxima. Em contrapartida, a quantidade de pessoas atendidas com queixas respiratórias apresentou redução, passando de 494 atendimentos registrados no último dia 27 de dezembro para 123 atendimentos no dia 26 de janeiro. A queda no número de consultas de síndrome gripal foi progressiva, ficando abaixo de 200 a partir do dia 20.

Para o diretor técnico do hospital, Dr. Danilo Bargieri, a redução é reflexo da conscientização da população. “Quando a Covid fica mais controlada as pessoas tendem a relaxar com as medidas de prevenção, mas com o aumento dos casos no último mês, todos voltam a se cuidar, a cumprir o isolamento e se proteger mais. A diminuição dos turistas na cidade também ajudou a reduzir os atendimentos da Santa Casa”, explicou o médico.

O número de pessoas que ainda não procuraram pela segunda dose da vacina contra a Covid é uma preocupação do Comitê, que reforça a importância da imunização para prevenir complicações. Um balanço realizado pela Vigilância Epidemiológica (Viep) mostra que mais de 11 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal.

“A principal arma contra o coronavírus continua sendo o avanço na vacinação. Precisamos do apoio dos moradores para que tomem a 1ª, a 2ª e também a dose de reforço da vacina, e que levem também as crianças de 5 a 11 anos para se imunizar. Nesta sexta-feira teremos a campanha ‘Sextou com Vacina Kids’, com vacinação infantil contra a Covid na UBS Cícero Gomes das 19h às 23h e na UBS da Maranduba das 17h às 22h, ou até acabarem as doses”, destacou a coordenadora da Viep, Alyne Ambrogi.

/* * VLibras */