Corpo de Bombeiros comemora reforço para temporada de Verão em Ubatuba

Na tarde desta quarta-feira, 19, a Prefeitura de Ubatuba e o Corpo de Bombeiros realizaram uma cerimônia que formalizou a entrega de novos veículos para a corporação, adquiridos com o fundo administrado pelo executivo. Na ocasião, também foi apresentado o efetivo de reforço da Operação Verão e as duas motos MOB – modelo Falcon 400 cilindradas, que estarão disponíveis de forma inédita no atendimento e ocorrência no período. O evento aconteceu na Praça Nóbrega, centro da cidade.

Estiveram presentes o comandante do 4º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Newton Krueger, da comandante da Base de Bombeiros de Ubatuba, Sub Tenente Ana Fábia Moulin da Silva, comandante do GBMar no Litoral Norte, João Batista Rapaci, o prefeito Délcio Sato (PSD), acompanhado da primeira dama Sandra Sato, o vice-prefeito Jurandir Veloso “Pelé”, secretários municipais e população, que apreciaram os veículos expostos e o chefe do executivo acionar a sirene da mais nova aquisição: um caminhão auto-tanque com capacidade de 5 mil litros.

Segundo a Sub Tenente Ana Fábia, o auto-tanque é um grande ganho para a corporação, que contava somente com um auto-bomba de 6 mil litros. “Com as duas unidades, em caso de um incêndio de grandes proporções, assim que acaba a capacidade de reservatório de um, o outro já pode substituí-lo imediatamente, sem intervalos na ação de combate às chamas”, frisou.

Ela ainda informou que as duas Saveiros, viaturas orgânicas (VO), serão utilizadas em apoio a ocorrências, porém, também podem efetuar apoio administrativo, se necessário. E o veículo Logan será utilizado para atuação administrativa.

As motos (MOB) permanecerão somente durante a operação verão. É a primeira vez que Ubatuba recebe essa categoria de veículo. De acordo com Ana Fábia, elas são utilizadas para atender qualquer ocorrência pois, devido à mobilidade e a chagada ao local de forma mais rápida, o profissional que a conduz pode tomar as providências iniciais. No caso de um acidente, prestar os primeiros-socorros à vítima até à chegada do resgate; no caso de incêndio, ações como isolamento de área e providências como desligamento de energia do local.

Atendimento

No período da temporada, o atendimento – que é de cerca de mil registros/mês – praticamente triplica. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 e a corporação solicita que a comunidade colabora, evitando trotes – que atrapalham a atuação pelo município.

Fora da temporada, Ubatuba conta com um efetivo de 21 integrantes, cuja escala é de cinco por plantão. Com a Operação verão, esse número praticamente dobrou, com a chegada de mais 20 homens como reforço – totalizando 13 por plantão, sendo a previsão é que três permaneçam na região da Maranduba.

“Nunca tivemos um reforço desses. Além do número de efetivo, a atuação das MOB e o caminhão auto-tanque, que é novo. Durante a temporada, inclusive, ele ficará sediado na Regional Sul, na Maranduba, pois caso haja alguma ocorrência que exija sua atuação, já estará por perto, atendendo até a região do Perequê Mirim”, explicou Fábia.

Ela ainda complementou, destacando que o apoio vem da necessidade da região, pois gradativamente, houve um aumento de ocorrências – que se intensifica com a temporada e a chegada dos turistas.

Cerimônia

O capitão Krueger apresentou o efetivo que atuará na temporada e agradeceu ao Prefeito Sato, que apoiou os Bombeiros em medidas importantes, como o recebimento desse reforço e a atuação das motos que, segundo ele, é uma modalidade de serviço que contribui muito com a cidade.

Krueger ainda comentou que estão sendo chamados dois bombeiros civis municipais para integrar a corporação. Eles receberão o treinamento junto aos Bombeiros e compartilhou que, em 2019, há previsão de chamada de mais dois funcionários da categoria, que vão reforçar o efetivo permanentemente (atualmente, a corporação já conta com quatro bombeiros civis).

“Acredito que Ubatuba seja a primeira base do Estado de São Paulo que possui um auto-tanque. Temos que nos atentar às características da região e, como a cidade tem 102 praias distribuídas em 100 km de costa, medidas são necessárias. Todas as instituições têm limitações, mas cabe a nós, gestores públicos, fazer o melhor que podemos, de forma planejada e organizada”, afirmou.

O prefeito Sato agradeceu a todos e reforçou a questão das dificuldades, destacando que o trabalho em parceria da Prefeitura com outras instituições, principalmente com as forças policiais, vem dando certo.

“Estamos nos desdobrando e eu posso garantir que ainda vamos mudar muitas coisas. Parabenizo e agradeço a disposição do efetivo e do reforço em colaborar com nossa cidade”, concluiu o prefeito.

Bombeiro veiculos (2)