Poder Executivo Municipal

Prefeitura e Senai iniciam cursos gratuitos de qualificação profissional

Prefeitura e Senai iniciam cursos gratuitos de qualificação profissional

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo, e a Sabe – Sociedade Amigos do Bairro Estufa, iniciou uma série de cursos de capacitação profissional voltados a microempreendedores individuais (MEI) ou potenciais empreendedores na área de confecção.

As formações são feitas na Escola Móvel de Confecção Industrial do Senai, que conta com equipamentos de uma escola fixa instalados dentro de um semirreboque (caminhão). Assim, a unidade pode ser transportada para diferentes lugares, atendendo às necessidades imediatas e específicas de formação profissional em cada município.

A escola móvel tem capacidade para atender 14 alunos simultaneamente e está estacionada no espaço da Sabe, onde também há acesso a sanitários. A primeira turma de estudantes iniciou sua qualificação na área de costura e modelagem de roupas. O curso tem carga total de 80 horas e há duas turmas – uma no período da tarde e outra no período da noite. A capacitação acontece de maneira presencial, porém, respeitando todas as recomendações e protocolos de biossegurança em combate à Covid-19.

Inscrições para confecção de Moda Praia

O próximo curso a ser ofertado pela Unidade Móvel é o de Confecção de Moda Praia. As inscrições serão realizadas na secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Paraná 375, Centro, no período de 26 a 30 de julho, no horário das 14 às 16h30.

Interessados devem levar RG, CPF e carteira de trabalho. Os requisitos incluem ter, no mínimo, 18 anos, ser alfabetizado e ter noções de costura. Atenção: as vagas são limitadas e serão preenchidas conforme ordem de inscrição. Caso o número de interessados exceda o número de vagas disponíveis, será criada uma lista de espera que será absorvida em cursos futuros. Também haverá uma priorização para quem não tiver participado de cursos anteriores para que mais pessoas possam ter acesso à qualificação.
O curso de Confecção de Moda Praia tem o objetivo de desenvolver competências relativas à execução de operações de costura em máquinas retas, galoneira plana  BT, zig zag, overloque  e pespontadeira, tendo em vista a produção de calcinha e sutiã de acordo com o procedimento técnico e normas ambientais e de segurança. A carga horária é de 160 horas, com duas turmas de 14 pessoas (tarde ou noite) com previsão de início no dia 16 de agosto, na sede da Sabe (Sociedade amigos do bairro da Estufa 2).

Para o secretário-adjunto de Assistência Social, Anderson Paiva, as parcerias com o Senai/Sebrae e Sabe vêm ao encontro do plano de governo da gestão da atual prefeita, Flavia Pascoal (PL), que busca descentralizar cursos para diversos bairros do município, ampliando o número de cidadãos qualificados e tornando Ubatuba referência de moda praia.

Desde janeiro deste ano, foram qualificados aproximadamente 300 munícipes entre cursos remotos e presencias, segundo informações da diretoria de Programas Sociais.

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone: (12) 3834-3615 ou 3508.

/* * VLibras */