Ubatuba participa do lançamento da campanha “SP Sempre Alerta”

Na última quinta-feira, dia 14 de dezembro, a equipe da Defesa Civil de Ubatuba marcou presença no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para participar do lançamento da campanha “SP Sempre Alerta”. O evento foi crucial para alinhar estratégias e conhecer o cronograma detalhado das ações a serem adotadas durante o período de chuvas.

Wagner Lopes Pego, Diretor de Gestão de Defesa Civil, Rosemeire Viana Tenório de Albuquerque, Paulo Cesar Felix Fernandes e José Carlos Oliveira de Souza, representaram Ubatuba para garantir a sintonia entre as medidas tomadas pelo Estado e as ações municipais.

O foco principal da campanha “SP Sempre Alerta” é ampliar os alertas em situações de risco, investir em tecnologia para monitoramento meteorológico e salvaguardar a população por meio de medidas preventivas.

Entre as estratégias apresentadas, destaca-se a implementação de novas sirenes de alerta em áreas vulneráveis, incluindo regiões com histórico de inundações e deslizamentos. Além disso, foi revelado um novo sistema de monitoramento meteorológico capaz de rastrear tempestades e rajadas de vento ao longo da costa paulista.

A iniciativa busca simplificar a compreensão dos riscos para a população, classificando as ações com as cores verde, amarela e vermelha, correspondentes aos diferentes graus de perigo. Para isso, serão utilizados diversos meios de comunicação, como faixas, folhetos, cartilhas e conteúdo multimídia, para educar e informar sobre medidas preventivas diante de desastres climáticos.

Uma das novidades destacadas foi o programa de SMS que será emitido para a Defesa Civil do Estado, direcionado aos moradores em áreas de risco, garantindo que informações cruciais sejam compartilhadas rapidamente.

Essa participação ativa da Defesa Civil de Ubatuba no evento fortalece a cooperação entre as esferas estadual e municipal, assegurando uma resposta mais eficaz e coordenada diante das adversidades climáticas.