Poder Executivo Municipal

Ubatuba recebe alerta moderado sobre deslizamento de massa

Ubatuba recebe alerta moderado sobre deslizamento de massa

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para Ubatuba referente ao risco moderado de deslizamento de massa no município.

O evento pode acontecer devido às chuvas intensas que seguem na cidade desde o início da semana. Em alguns pontos específicos, os acumulados de chuva já ultrapassam os 100 mm nas 72 horas e, em alguns, o índice está prestes a alcançar esse índice.

De acordo com o Cemaden, as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação da população em taludes de corte/aterro, deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.

A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas para o decorrer do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas. O deslizamento de massa pode causar danos em residências. Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, a providência indicada é acionar ajuda pelo telefone 199.

Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar às áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

 

Confira o índice atual com referência em 96 horas:

Lagoinha – 122,65 mm

Perequê-Mirim – 61,98 mm

Lázaro – 94,19 mm

Centro – entre 95 e 97 mm

Itamambuca – 95,23 mm

Ubatumirim – 51,39 mm

Ipiranguinha – 77,28 mm

/* * VLibras */