Representantes da Prefeitura Participam de reunião com comunidade da Folha Seca

Cerca de 20 pessoas participaram de uma reunião, realizada na Associação de Moradores do bairro Folha Seca, para discutir o andamento das obras da Escola Municipal Ernesmar de Oliveira.

Além de pais de alunos e representantes da comunidade, estiveram presentes o vereador Manoel Marques, o secretário de Obras Públicas, João Bosco Romeiro, o secretário adjunto de Educação, Paulo Márcio Prado e o diretor Administrativo Financeiro da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano- Emdurb, Claudinei Jerônimo dos Santos

A presidente da Associação de Moradores da Folha Seca, Marcia Sisla, comentou sobre a preocupação dos moradores com relação à condição dos alunos, que estão temporariamente frequentando as aulas em uma sede antiga no Corcovado até que as obras da nova escola sejam finalizadas. É um local pequeno, que está alocando cerca de 80 crianças da Folha Seca e 200 do próprio bairro do Corcovado – todas da faixa etária que compreende o ensino das escolas municipais.

Outra questão colocada pelos presentes foi a dificuldade de meios de transporte para a locomoção dos estudantes até o local provisório para participarem das aulas – problema este que já será solucionado com o início das aulas em 2019, com a frota da própria secretaria da Educação atendendo a linha.

O secretário adjunto da pasta ressaltou que o objetivo da visita não era justificar o atraso da obra, mesmo que seja um processo que vem se arrastando desde 2014 e que já teve vários incidentes – como abandono da empresa que era responsável pelos projetos da obra e questões administrativas.

“O mais importante é estarmos aqui para dar uma satisfação e um posicionamento. O prefeito Délcio Sato se comprometeu com a comunidade em entregar a obra, convocando todas essas secretarias envolvidas para que a escola saia e esteja funcionando plenamente neste ano letivo. Foi determinado que, até o dia 11 de março, a unidade esteja completa e com salas funcionando para atender as crianças”, afirmou Prado.

Ele ainda comentou que, após a entrada da nova gestão da secretaria de Educação, que assumiu em setembro, estão se dedicando para acertar vários processos, dentre eles, a manutenção preventiva dos veículos do transporte escolar (a qual meia frota já passou pelo procedimento) e a manutenção das unidades.

A diretora da EM Ernesmar, Claudia Alves, destacou que, mesmo que a entrega esteja prevista para março, as aulas terão início juntamente com as da Rede Municipal, previstas para segunda semana de fevereiro, para que o cronograma não seja prejudicado. O novo prédio vai contar com sete salas e atender crianças da pré-escola ao quinto ano do ensino fundamental.

Os responsáveis pela Emdurb e pela secretaria de Obras fizeram falas mais técnicas, explicando os imprevistos registrados em todo o processo e esclarecendo a atual e real situação. Garantiram, ainda, o comprometimento de ambas pastas para a fiscalização do trabalho dos funcionários.

Ambos reafirmaram que o prefeito determinou que a obra seja entregue em março e que a Educação foi apontada como prioridade, mesmo diante das outras iniciativas que a Emdurb está realizando no município, pois trata-se de crianças.

Ao final, a diretora agradeceu a todos os presentes, principalmente a comunidade e a Associação, que “estão solicitando nada mais do que é justo, pois é o que vai garantir mais qualidade aos alunos na sala de aula.”

Reunião escola Ernesmar (2)