Poder Executivo Municipal

Mais de 40% dos moradores não tomaram doses de reforço da vacina contra Covid

Mais de 40% dos moradores não tomaram doses de reforço da vacina contra Covid

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o alto índice de moradores que não tomaram as doses de reforço da vacina monovalente contra a Covid-19 em Ubatuba. De acordo com dados do site Vacina Já, divulgados pela Vigilância Epidemiológica da cidade, 48.805 pessoas estão com a 3ª ou a 4ª dose atrasada.

Completar o esquema vacinal é importante para aumentar a proteção contra o vírus, diminuindo a possibilidade de agravamento da doença. Falando somente em 3ª dose (ou primeiro reforço), o número de faltosos chega a 34.688 pessoas, um total de 44,30% do público a partir dos 5 anos de idade. A previsão era imunizar 78.311 moradores, mas somente 43.623 buscaram pela vacina.

Para a 4ª dose (ou segundo reforço) foram imunizadas 16.514 pessoas e outras 14.117 ainda não se vacinaram, ou seja, 46,09% do público-alvo. Desde o último mês de dezembro, a Secretaria de Saúde liberou a 4ª dose para todas as pessoas maiores de 18 anos.

Para se vacinar contra a Covid-19, procure pelo posto de saúde mais próximo da sua residência. Os dias e horários de vacinação de cada unidade podem ser conferidos no site da Prefeitura de Ubatuba.

Imunização para crianças de 6 meses a 2 anos

A Saúde lembra que a vacina contra a Covid-19 é ofertada em duas doses para todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade. As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem o agendamento do dia da vacinação e convocam os pais ou responsáveis para que levem as crianças até os postos no dia marcado.

As UBSs dos bairros Perequê-Açu, Maranduba, Perequê-Mirim, Cícero Gomes e Ipiranguinha são polos de vacinas para livre demanda, sem agendamento, seguindo o cronograma de vacinação já estipulado por cada unidade para a aplicação das vacinas de Covid.

Vacina bivalente

O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. A campanha de vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários foram divididos em cinco fases:

  • Fase 1 – a partir do dia 27 de fevereiro:

Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais;

  • Fase 2 – a partir do dia 6 de março:

Pessoas de 60 a 69 anos;

  • Fase 3 – a partir do dia 20 de março:

Gestantes e puérperas;

  • Fase 4 – a partir do dia 17 de abril:

Trabalhadores da saúde;

  • Fase 5 – a partir do dia 17 de abril:

Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber a vacina bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

/* * VLibras */