Poder Executivo Municipal

IBGE inicia em Ubatuba Operação Censitária 2022

IBGE inicia em Ubatuba Operação Censitária 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou em todo o país a Operação Censitária 2022 com a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, para obter informações da infraestrutura urbana e coletar dados, apenas por meio de observação, que permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.

A primeira etapa do Censo 2022 ainda não inclui entrevistas de porta em porta e está prevista para acontecer até o dia 12 de julho. Em Ubatuba, funcionam dois Postos de Coleta do IBGE. Um deles situado à Rua Thomaz Galhardo 772, no centro da cidade, e outro instalado na região sul, no bairro da Maranduba.  Com o apoio da prefeitura, estes espaços foram cedidos para o gerenciamento da operação censitária no município, que deverá ser realizada até o próximo mês de dezembro.

Os supervisores censitários percorrerão as ruas da cidade e preencherão questionários incluindo dados relacionados aos dez quesitos investigados, sendo eles: capacidade da via, pavimentação, bueiro e boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

De acordo com o IBGE, os dados levantados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas em áreas urbanas, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, as informações poderão oferecer um quadro atual de questões urbanísticas e ambientais das cidades, permitindo comparações. Os resultados desta edição serão divulgados apenas no ano que vem, junto com todas as demais informações apuradas no Censo 2022.

O Brasil costuma realizar seu censo demográfico de 10 em 10 anos, sendo esta a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país. O objetivo é oferecer um retrato da população brasileira e das condições domiciliares.

/* * VLibras */