Poder Executivo Municipal

Comunidades tradicionais recebem ação de cidadania e inclusão digital

Comunidades tradicionais recebem ação de cidadania e inclusão digital

Comunidades indígenas e quilombolas de Ubatuba foram beneficiadas por uma iniciativa de cidadania e inclusão digital nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Ao todo, foram realizados 29 atendimentos a pessoas residentes nas comunidades.

A ação fez parte do Programa de Inclusão Político Eleitoral – Assentamentos, Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de São Paulo.  Os atendimentos aconteceram na Aldeia Boa Vista (6 atendimentos), Sertão de Itamambuca (2 atendimentos), Caçandoca (5 atendimentos), Aldeia Renascer (1 atendimento), Camburi (13 atendimentos) e Fazenda Picinguaba (2 atendimentos).

De acordo com a Assessoria de Imprensa do TER-SP, foram prestados os serviços de emissão do primeiro título, mudança de local de votação, transferência de domicílio eleitoral e emissão de RG.

Nos locais, as equipes do Poupatempo foram responsáveis pela estrutura do atendimento, coletas de digitais e fotos, permitindo que todo o processo para a emissão de novos RG’s . Os indígenas também puderam receber orientação sobre o acesso aos mais de 290 serviços digitais existentes.

Também foi feito o reconhecimento dos locais e dos meios de acesso aos locais de votação e uma espécie de audiência pública para ouvir as pessoas dessas comunidades visando a compreensão de duas necessidades eleitorais. Já a Defensoria Pública da União prestou atendimento principalmente com relação a benefícios sociais.

Participaram  da ação servidores do TRE-SP, da144ª Zona Eleitoral – Ubatuba, representantes do ITESP, da Funai, da Fundação Florestal, do Poupatempo, da OAB-SP e da Defensoria Pública da União.

 

/* * VLibras */