Poder Executivo Municipal

Infraestrutura e Obras: secretarias fecham 2022 com grandes conquistas para a cidade

Infraestrutura e Obras: secretarias fecham 2022 com grandes conquistas para a cidade

As Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas concluíram quase 100 ruas em dois anos de governo. Além das pavimentações em bloquetes ou asfalto, diversas obras foram iniciadas e retomadas pelo município.

Importante drenagens, reformas de unidades básicas de saúde e retomada de obras paradas aconteceram em 2022. As pontes do Sertão do Ubatumirim, Rio das Piabas, Horto, Prumirim e Fazenda da Caixa foram totalmente reformadas, melhorando o acesso dos moradores e turistas.

O bairro Estufa II está sendo contemplado com a drenagem na Avenida Vasco da Gama, que abrange 547 metros lineares, da avenida Palmeiras até a marginal da Rodovia BR-101, contando a tubulação e o canal.

No Taquaral, o serviço de drenagem de águas pluviais, foi desenvolvido nas ruas Maria Benedita da Conceição e Adão José Viana. Já o bairro da Enseada recebeu a drenagem de águas pluviais na rua do Pequeno, onde foram instalados 76 tubos.

Na estrada da Casanga, as obras de drenagem e nivelamento foram feitas na principal via que dá acesso ao bairro. No total, a obra de drenagem contemplou do Indaiá até a Vila. Além da drenagem com tubos de concreto, em 29 pontos, também foi feito o nivelamento em quase 6 km da via.

E a Estrada Municipal José Rodrigues da Silva, que dá acesso à orla da Picinguaba recebeu a instalação de tubos para drenagem de águas pluviais para pavimentação. No total, a pavimentação contemplará mais de dois mil metros lineares.

A estrada da Fortaleza, foi contemplada pelo Programa Novas Vicinais – Fase 6 do governo de São Paulo por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A obra teve início no final de 2022 e prevê a recuperação funcional do pavimento da estrada denominada Vereador José Alves Barreto, que liga a Rodovia SP-55 à Praia da Fortaleza. Serão 6,95 km de extensão, e além da recuperação da estrada, o projeto contempla ainda melhorias em sinalização e no sistema de drenagem.

Outra importante conquista em 2022, foi a retomada das obras do Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, no Perequê-Açu. A construção esteve parada por anos por necessitar de adequações no contrato, e foi retomada no início do segundo semestre de 2022.

Na saúde, a unidade básica de saúde do Puruba recebeu uma reforma, e os serviços na UBS – unidade básica de saúde no Perequê-Açu foram retomados no começo de janeiro de 2022. Desde o início de 2021 a administração uniu esforços para retomada da obra, que estava parada desde 2018.

Com relação as ruas, a prefeitura está optando pela pavimentação em bloquetes sempre que possível, por ser mais adequado e duradouro no município. Com isso, foi realizado o bloquetamento em diversas ruas, como:  Dona Maria Balio (Antiga Rua 11), no Sapê; Jabuticabeira e 09 de Julho, no Lázaro; Eugênio Ruiz, na Enseada; Mariana e Manoel Apolinário, Perequê-Açú; Tibiriça, no Centro; Madureira, Av. Petrópolis, Av. Palmeiras e Rua Portuguesa, na Estufa II. Essas e outras dezenas de ruas foram pavimentadas em bloquete ou asfalto desde o início do governo, totalizando cerca de 96 ruas entregues em dois anos.

As obras da Estufa II, Casanga, Picinguaba, Fortaleza, Estádio Municipal e Ubs no Perequê-Açu continuam em andamento.

/* * VLibras */