Saúde de Ubatuba será beneficiada por repasse estadual anunciado ontem, 18

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou ontem, 18, o repasse anual de R$ 347 milhões para os 39 municípios da região do Vale do Paraíba por meio dos programas Tabela SUS Paulista e IGM SUS Paulista.

O investimento foi comunicado aos prefeitos e  gestores e representantes de 103 entidades filantrópicas, municipais e estaduais, durante a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde e do Gabinete 3D – Saúde, que aconteceu em São José dos Campos.

A secretária de Saúde de Ubatuba, Ana Cristina Lourenço, esteve presente na ocasião e representou a região do Litoral Norte na assinatura do convênio. Ela explicou que Estado vai disponibilizar o recurso, mas são municípios que vão definir as prioridades dentro da própria região quanto a serviços que não possuem referência ou com pouca oferta, para que o investimento seja otimizado, principalmente, na área oncológica.

“Os quatro municípios do Litoral Norte vão se reunir entre esta semana e a próxima e elaborar uma relação necessidades, por exemplo, da rede oncológica, que está indisponível no Hospital Regional do Litoral Norte por falta de profissionais para o diagnóstico nas especialidades cabeça e pescoço, hematologia e ortopedia. Vamos solicitar que esse recurso seja utilizado no pagamento de exames e procedimentos que ainda não oferecemos e sobre os quais há demanda”, explicou Ana Cristina

IGM e Tabela SUS Paulista

Em 2024, o Incentivo à Gestão Municipal (IGM SUS Paulista) destinará cerca de R$ 48,3 milhões aos 39 municípios da macrorregião de Taubaté. O aporte estadual contribuirá de forma concreta para a melhoria da atenção primária à saúde da região.