
Uma parceria entre a Secretaria da Juventude de Ubatuba e a Secretaria de Assistência Social vai beneficiar a juventude do município: as pastas vão promover um dia específico para atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que vai ampliar o acesso deste público a benefícios sociais, com foco na orientação para obter o ID Jovem.
A ação acontece na sede da Secretaria da Juventude no dia 03 de fevereiro, a partir das 9h30, e é prioritariamente destinada a jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos – faixa etária contemplada pelo ID Jovem. O atendimento busca facilitar a inscrição e a atualização cadastral no CadÚnico, etapa obrigatória para a emissão do documento.
No dia, é necessário estar com documentos oficiais em mãos, pois poderão ser solicitados pela Assistência Social, como documento de identificação com foto, número do NIS, além de comprovantes de renda e de domicílio, conforme a situação de cada família. Após a atualização da base de dados, o jovem poderá emitir a versão digital do ID Jovem – essa orientação também será fornecida no dia.
A iniciativa em Ubatuba busca inserir os jovens do município nesse cenário, garantindo acesso a direitos previstos nas políticas públicas voltadas à juventude. “Essa é uma excelente oportunidade para realizar ou atualizar o CadÚnico e garantir direitos que fazem a diferença no cotidiano desses jovens, que é a proposta da nossa Secretaria”, enfatizou o secretário da Juventude, João Batista.
Funcionamento e benefícios da ID Jovem
Por meio do cadastro, o Governo Federal verifica se o jovem atende aos critérios exigidos, como renda familiar mensal de até dois salários mínimos e dados atualizados nos últimos 24 meses. O número do NIS, gerado a partir do CadÚnico, é indispensável para a validação e geração da carteirinha.
A Identidade Jovem garante uma série de direitos previstos em lei, entre eles o desconto de 50% no valor de ingressos para cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos, além do acesso a duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50% no transporte interestadual convencional, por ônibus, embarcação ou trem. O documento também assegura a isenção da taxa para emissão da Carteira de Identidade Estudantil. Não é exigido que o jovem esteja matriculado em instituição de ensino para ter acesso ao programa.
Atualmente, Ubatuba ainda não possui nenhuma Identidade Jovem gerada. Em âmbito nacional, o estado da Bahia lidera o número de IDs válidas, com 202.436 registros, seguido pelo estado de São Paulo, que conta com 170.122 cadastros ativos.
Dados disponíveis em: dados.juventude.gov.br