Poder Executivo Municipal

Feira de Orgânicos cria rede de consumo solidário em Ubatuba

Feira de Orgânicos cria rede de consumo solidário em Ubatuba

Os agricultores da OCS Agroecológica de Ubatuba conquistaram a Declaração de Cadastro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em maio deste ano e estão regularizados para comercializar seus produtos de forma direta ao consumidor, na Feira do Espaço Saudável.

Nessa forma de regularização, quem dá a garantia da qualidade orgânica é o produtor, acompanhado de perto pela sociedade. A garantia se baseia na relação de confiança entre quem vende e quem compra.

“Os produtores devem permitir que seus consumidores visitem sua propriedade para que possam verificar o quê é produzido e de que forma. Também devem permitir a entrada dos órgãos de fiscalização, sempre que preciso”, explica Carolina Lima, diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Para Maurici Romeu, secretário da pasta, a feira orgânica é um canal alternativo de comercialização em que o consumidor está em contato direto com o produtor. “Assim, toma forma uma rede de consumo solidário e o objetivo da nossa gestão é fortalecer cada vez mais esse tipo de iniciativa”, diz o secretário.

A feira está localizada na Praça Nóbrega (em frente a FundArt) e acontece nas quartas-feiras, das 9h às 12h. “É um local exclusivo de exposição e comercialização de produtos naturais, sem agroquímicos, produzidos no município por agricultores familiares de Ubatuba”, continua Carolina.

“Ela possui espaço para agricultores agroecológicos e orgânicos. Basta solicitar a licença por meio de protocolo no Posto de Atendimento ao Munícipe”, completa Lima.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx12) 3833-3500.

Feiras Orgânicas do IDEC

A Feira Agroecológica e Orgânica Espaço Saudável com os agricultores da OCS Agroecológica de Ubatuba e a Rede Agroecológica Caiçara estão no site do IDEC.

Como o próprio site informa, o Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca rápida, idealizada pelo orgão, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil.

Funcionario
/* * VLibras */