Feira de Orgânicos cria rede de consumo solidário em Ubatuba

Os agricultores da OCS Agroecológica de Ubatuba conquistaram a Declaração de Cadastro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em maio deste ano e estão regularizados para comercializar seus produtos de forma direta ao consumidor, na Feira do Espaço Saudável.

Nessa forma de regularização, quem dá a garantia da qualidade orgânica é o produtor, acompanhado de perto pela sociedade. A garantia se baseia na relação de confiança entre quem vende e quem compra.

“Os produtores devem permitir que seus consumidores visitem sua propriedade para que possam verificar o quê é produzido e de que forma. Também devem permitir a entrada dos órgãos de fiscalização, sempre que preciso”, explica Carolina Lima, diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Para Maurici Romeu, secretário da pasta, a feira orgânica é um canal alternativo de comercialização em que o consumidor está em contato direto com o produtor. “Assim, toma forma uma rede de consumo solidário e o objetivo da nossa gestão é fortalecer cada vez mais esse tipo de iniciativa”, diz o secretário.

A feira está localizada na Praça Nóbrega (em frente a FundArt) e acontece nas quartas-feiras, das 9h às 12h. “É um local exclusivo de exposição e comercialização de produtos naturais, sem agroquímicos, produzidos no município por agricultores familiares de Ubatuba”, continua Carolina.

“Ela possui espaço para agricultores agroecológicos e orgânicos. Basta solicitar a licença por meio de protocolo no Posto de Atendimento ao Munícipe”, completa Lima.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx12) 3833-3500.

Feiras Orgânicas do IDEC

A Feira Agroecológica e Orgânica Espaço Saudável com os agricultores da OCS Agroecológica de Ubatuba e a Rede Agroecológica Caiçara estão no site do IDEC.

Como o próprio site informa, o Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca rápida, idealizada pelo orgão, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil.