Poder Executivo Municipal

Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico realiza evento “Outubro Rosa”

Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico realiza evento “Outubro Rosa”

Nesta sexta-feira, dia 28, o Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o evento “Outubro Rosa” para pacientes com câncer de mama. A ação acontecerá das 14h às 18h, no Palace Hotel – Rua Coronel Ernesto, nº 500, no centro.

O evento terá palestra, roda de conversa, apresentações de dança e um coffee-break. A psicóloga Julia Dias abre a programação falando sobre “Pérolas da vida”. Em seguida, acontece a roda de conversa com as seguintes profissionais: Dra. Rosiely Melo – oncologista e Ana Catarina Parra – fisioterapeuta oncológica, ambas do Hospital Regional do Litoral Norte; Maria Helena Barbosa – enfermeira do Serviço de Quimioterapia de São Sebastião; Vanessa Campos – dentista; Ingrid Sousa – advogada e presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher; Silvamara de Oliveira – representante comercial em saúde; Ong Mãos que Acolhem – de São Sebastião; e Ong Sapouba – de Ubatuba.

O encerramento terá apresentação da Soul Studio de Dança, Gisela Papadopolos e um coffee-break.

Para participar é preciso fazer inscrição pelo telefone (12) 3834-2325.

Sobre o núcleo

O Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico existe há um ano na cidade e se destaca no acolhimento, no acompanhamento e no auxílio aos moradores da cidade que precisam de tratamento contra cânceres. O núcleo atende presencialmente no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Postão da Avenida Rio Grande do Sul, e também oferece suporte aos pacientes pelo telefone (12) 3834-2325, por ligação ou WhatsApp.

Além do acompanhamento, o núcleo também disponibiliza orientações de saúde, bem-estar e cuidado, oferecendo ainda o esclarecimento de dúvidas. O setor atua como um facilitador e intermediador entre os pacientes e os serviços oferecidos, principalmente em outros municípios, com a missão de otimizar etapas para o tratamento, evitar abandonos, faltas e monitorar a evolução dos pacientes.

Também faz parte dos serviços oferecidos promover ações de rastreamento e diagnóstico precoce de cânceres, oferecer apoio psicológico e de nutrição (em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF) e preparar os pacientes para o enfrentamento da doença e para uma vida depois do câncer.

/* * VLibras */