Pré-Conferência da Saúde acontece hoje no Perequê-Açu e na Estufa 2

A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população para participar nesta segunda-feira, dia 12, da Pré-Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos bairros do Perequê-Açu e Estufa II.

O evento ocorrerá às 18h30, na Escola Marina Salete no Perequê e também no mesmo horário na Escola Maria Josefina, na Estufa II. Segundo a secretaria, a iniciativa, desenvolvida em conjunto com o Comus (Conselho Municipal de Saúde), visa ouvir a população local sobre as prioridades e propostas para a saúde do município.

Desde novembro já foram realizadas Pré-Conferências nos bairros da Maranduba, Puruba, Ipiranguinha e Rio Escuro. O último evento deste tipo acontecerá na Unidade Básica de Saúde Cícero Gomes, no dia 15/12, às 18h30, na região central.

As pré-conferências de saúde atendem à resolução CNS nº 680 de 5 de agosto de 2022 e antecedem a 10ª Conferência Municipal de Saúde marcada para janeiro de 2023, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Durante os encontros com a população serão eleitos delegados e delegadas, de forma paritária, que conquistam direito a voto nas propostas apresentadas na Conferência Municipal. “O diálogo com a sociedade é importante para fortalecer o sistema de saúde ouvindo diretamente as sugestões de quem faz uso do SUS. Nas pré-conferências colheremos propostas que serão levadas para a etapa municipal, estadual e nacional”, ressaltou Tatiana Mansur, secretária adjunta de Saúde.