Prefeito Mauricio recebe prêmio Josué de Castro

O prefeito Mauricio recebeu na manhã desta sexta-feira (14/11) no Salão Nobre da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento o prêmio de primeiro lugar na categoria Programas e Políticas Públicas do Concurso Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, concedido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

O prêmio tem por objetivo identificar, certificar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

A Prefeitura de Ubatuba se destacou pelas ações que ampliaram a aquisição de produtos da agricultura familiar local para a merenda das escolas municipais dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como pela aprovação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar Municipal e pela formalização do município no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Maurici Romeu da Silva, ex-secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Carolina Lima, atual secretária da pasta, e da Elisabeth Moura, agricultora do bairro do Taquaral, acompanharam o prefeito na solenidade.

Durante sua fala, Mauricio humanizou o que sua equipe batizou de Projeto Rede Sustentável, forneceu dados da iniciativa e exaltou a cultura de manejo sustentável da floresta pela população rural ubatubense.

“Contemplamos 13 mil crianças e sabemos que muitas ainda fazem sua principal refeição do dia na escola. Em Ubatuba, elas não comem mais “salsicha com macarrão” uma vez por turno. Pelo contrário, elas se alimentam em três horários diferentes, na hora certa do almoço e consomem produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, extremamente saudáveis” informou.

“Boa parte dos agricultores locais são das comunidades tradicionais da cidade e são exatamente nessas comunidades onde estão nossas praias e áreas mais preservadas. Eles produzem sem devastar a floresta”, completou o prefeito.

Vice-presidente do Consea, o agricultor Benedito Alemão procurou a equipe da Prefeitura de Ubatuba logo após o evento e fez questão de contar uma passagem.

“Tenho amigos em Ubatuba com um filho em uma escola municipal. Esses dias perguntei para ele qual a matéria que ele mais gostava. Ele respondeu que o que ele mais gostava na escola era a merenda”, disse Alemão.

Prêmio Josué de Castro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP, premia iniciativas voltadas à  formulação de soluções concretas para o combate à  fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

A iniciativa oferece uma oportunidade irrefutável de conhecer programas e projetos, sejam eles de governo ou da iniciativa privada, que promovam a segurança alimentar e o bem estar da população paulista.