Poder Executivo

Prefeitura entrega mais uma Unidade Básica de Saúde reformada

Prefeitura entrega mais uma Unidade Básica de Saúde reformada

A população da comunidade da Picinguaba recebeu no último sábado, 31, a Unidade Básica de Saúde do bairro totalmente reformada, mobiliada e bem equipada.

Além do prefeito Maurício, estiveram presentes na solenidade a secretária municipal de Saúde, Creuza dos Santos, o secretário da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Maurici Romeu, a presidente do Comus, Guaracira Santos, a presidente da Associação dos Amigos de Picinguaba, Patrícia da Silva Santos, o vereador Adão Pereira, a assessoria do vereador Xibiu, a doutora Elaine e equipe de enfermagem, além dos moradores do bairro.

Em seus discursos, tanto o prefeito, como a secretária Creuza ressaltaram a importância do avanço e da consolidação de um Sistema Único de Saúde gratuito e universal por todo o país.

Segundo eles, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que atende, sem nenhum tipo de cobrança, os mais de 200 milhões de brasileiros. Desde consultas ambulatoriais, até transplante de órgãos.

Maurício aconselhou os presentes a não acreditarem em campanhas que tentam desestabilizar o SUS, pois são feitas por pessoas ou grupos que demonstram outros interesses.

O prefeito ainda lembrou que em sua gestão o investimento na Saúde dobrou nos últimos dois anos e chega a mais de 30% do orçamento. “A lei nos obriga a investir 15% do orçamento, mas como sabemos das expectativas e necessidades do nosso povo, investimos o dobro”, ressalta Mauricio.

Já Creuza dos Santos informou que Ubatuba é uma das poucas cidades do país com mais de 90% do território coberto pela Saúde da Família, onde todos os Postos contam com equipe médica e novos equipamentos.

Ela pediu aos moradores de Picinguaba que cuidem bem da UBS, que é da comunidade e para a comunidade.

O vereador Adão Pereira falou da satisfação que sentiu por estar, pela quarta vez nesta gestão, em cerimônia de entrega de Postos de Saúde reformados e ampliados.

Para a presidente da Associação Amigos e Picinguaba, Patrícia Santos, é de fundamental importância a entrega da Unidade Básica para uma comunidade que fica a mais de 40 quilômetros do centro.

“É um Posto muito bem mobiliado, bem equipado, que agora conta com aparelhos novos para aferir pressão, realizar testes de glicemia, geladeira, cadeiras de roda e atende não só a população de Picinguaba, como os moradores da Fazenda e Cabeçuda, que somam mais de 200 famílias”, afirmou Patrícia.

Quem ficou muito feliz e se sentindo seguro com a reabertura do Posto de Saúde foi o pescador mais idoso do bairro, o senhor Benedito Correa da Silva, de 83 anos. “Na idade que a gente está, é muito importante poder contar com o socorro perto de casa”, desabafou.

Pu, como é conhecido pela comunidade, fala com orgulho que além de pescador, é contador de história e benzedor e, com certa vaidade, ele conta que interpretou até um marinheiro, como figurante para uma novela da Alemanha

.IMG_7840-inauguracao (1) (Large)

Funcionario
/* * VLibras */