Prefeitura realiza IX Semana da Agricultura Orgânica

Iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, a IX Semana da Agricultura Orgânica de Ubatuba acontece entre os próximos dias 11 e 14 de novembro.

Instituída pela Lei nº 3123 de 2008, o evento tem como objetivo difundir a importância da agricultura orgânica. A programação da semana está diversificada, com feiras de alimentos agroecológicos, dia de campo e fórum, entre outras atividades durante o dia, estimulando a rede de produção, o comércio dos produtos orgânicos e a agricultura familiar do município.

Este ano a Semana divulga e ajuda a promover o Ano Internacional da Agricultura Familiar da Organização das Nações Unidas (ONU/FAO).

Já no primeiro dia, acontece no auditório da UNITAU, o Fórum Diálogos da Agricultura Orgânica, que irá abordar os temas da segurança alimentar e nutricional aliado a agricultura familiar, debatendo as políticas e entraves, e levantando maneiras para integrar as diferentes politicas que atuam nessas questões.

No segundo dia, destaque para a tradicional Feira de Orgânicos da Pça Nobrega (em frente a FUNDART) e no terceiro dia, os agricultores e interessados podem se inscrever para vivenciar um “Dia de Campo” com café e a prosa sobre experimento com controle ecológico de pragas e doenças.

A Semana termina na Praça 13 de Maio, nesta sexta-feira, com uma linda Feira com clima de festa, com o arrasta pé do Fandango Caiçara, a Chef Vanessa Casagrande ensinando receitas com produtos orgânicos da agricultura local, exibição (2 seções) do Filme “O Veneno Esta na Mesa II”, e abaixo-assinado da Campanha Permanente Contra os Agrotóxico.

“Será uma semana para promover a alimentação saudável, integrar os produtores e a produção local de orgânicos, as politicas publicas, além de fortalecer a rede de ações e dos parceiros presentes”, afirma Carolina Lima, diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Entre os parceiros da IX Semana de Agricultura Orgânica de Ubatuba, na esfera Federal – MAPA e CONSEA; Estadual – GT Agroecologia CHB, CATI, APTA e ITESP, da Regional, Sindicato dos Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Ubatuba e, municipal IPEMA, Chef Vanessa Cassagrande, Secretaria Municipal de Educação, Meio Ambiente, Saúde, além de apoio dos membros Rede Agroecológica Caiçara, dos Conselhos de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro e Alimentação Escolar de Ubatuba.

Para informações sobre as inscrições ou para obter mais detalhes, entre em contato pelos telefones (0xx12) 3833-3500.