Poder Executivo Municipal

Escola Municipal de Ubatuba implanta sistema de provas digitais

Escola Municipal de Ubatuba implanta sistema de provas digitais

A Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio da Silva, do bairro Estufa II, implantou um sistema de provas digitais – ou seja, alguns alunos estão deixando o método tradicional de fazerem as provas em papel para utilizarem tablets (Ipads). A iniciativa, desenvolvida pela coordenação da unidade em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, começou nesta semana de forma piloto, envolvendo cerca de 240 alunos da 3a e 5a séries, das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

“Durante toda esta semana esses estudantes estão realizando as avaliações usando os 35 Ipads que temos disponíveis no nosso Polo de Inovação Tecnológica. Com isso, há uma importante economia de papel, tornando a escola mais sustentável. Além disso, os alunos acabam se interessando mais por ser um método mais didático, e os dados das avaliações vão direto para a coordenação da escola – com mais rapidez e agilidade para os professores”, explicou Filipe das Chagas Cursino, monitor na escola, que lembrou ainda que em breve outros polos também devem aderir a essa iniciativa.

Atualmente, a Prefeitura de Ubatuba mantém cinco Polos de Inovação Tecnológica nas seguintes escolas: EM Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina, pela região Sul; EM José Belarmino Sobrinho, no Puruba, pela região Norte; EM Mário Covas Júnior, no Ipiranguinha pela região Oeste; EM Profª Maria Josefina Giglio da Silva, no Estufa II, e também na sede da Secretaria de Educação, que fica no centro.

Nesses polos, que atendem alunos matriculados nas unidades e também estudantes de escolas das proximidades, há monitores que auxiliam professores e alunos a terem acesso às tecnologias educacionais modernas, com estrutura e equipamentos – mobiliários modernos, internet local com wi-fi, tablets Ipads, conteúdos digitais, aplicativos, e um currículo de criatividade e programação para estudantes e docentes.

“Implantamos os Polos de Inovação no final do ano passado, em parceria com a empresa Faz Educação. Essa é uma iniciativa de extrema importância, queremos dar, cada vez mais, acesso às nossas crianças à tecnologia. Vamos continuar sempre investindo na nossa educação”, afirmou a prefeita Flavia Pascoal.

/* * VLibras */