Congresso Brasileiro de Municípios gera renda para economia ubatubense

Maria Beatriz Reis, Leandra Estrela, Petterson Chandler e Luiz Augusto Beltrão de Oliveira (foto) – todos de Ubatuba – são alguns dos treze jovens que trabalharam para a organização do Congresso Brasileiro de Municípios, credenciando os participantes que vieram de diferentes cidades do Brasil. “O evento é uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos que adquirimos na escola”, destacou Maria Beatriz, que fez cursos na área de administração e eventos. O acesso ao trabalho foi possível graças ao cadastramento junto à Secretaria Municipal de Turismo e à Companhia de Turismo de Ubatuba.

Até o início da tarde de quinta-feira, haviam passado pelo credenciamento prefeitos, gestores públicos, técnicos vindos das cidades de Barra Mansa, Bertioga, Brasília, Caraguatatuba, Cruzeiro, Itanhaém, Jundiaí, Nova Odessa, Osasco, Parati, Pinheiros, Santana do Parnaíba, Santos, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté.

Entre os participantes, está o engenheiro Valdemir Ravagnani, do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), formado por oito cidades da região metropolitana de Campinas: Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Ele veio compartilhar a experiência do consórcio de gestão integrada dos resíduos: “A união entre municípios para resolver suas demandas em relação aos resíduos é fundamental para cidades pequenas como Ubatuba”. Além da integração, ele destaca como fundamental o trabalho de conscientização da população local e dos turistas para a correta reciclagem e valoração de resíduos, como as garrafas pet, especialmente em período de alta temporada.

Na manhã do dia 27, o prefeito de Ubatuba, Mauricio Moromizato, abriu o evento saudando a todos os presentes e destacando a importância dos temas em debate no Congresso. “Educação, saneamento básico, iluminação pública, turismo, economia solidária, finanças são temas de interesse geral da população, não apenas de gestores públicos”.