Ranking da Folha coloca Ubatuba entre municípios eficientes do Brasil

O jornal Folha de SP lançou recentemente uma ferramenta que avalia quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menos recursos financeiros e a Prefeitura de Ubatuba encontra-se entre os municípios eleitos como “eficientes” pelo ranking.

De acordo com os dados, entre os mais de 5.200 municípios pesquisados, Ubatuba está na posição 776.

Situação bem diferente das outras cidades do litoral norte de São Paulo – Ilhabela (posição 1.356), Caraguatatuba (posição 1.599) e São Sebastião (posição 2.728) – com seus orçamentos extremamente superiores, inflados pelos royalties de petróleo.

Na educação, o ranking contabiliza os percentuais de crianças atendidas por creches e escolas municipais.

Na saúde, a cobertura da população por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitante.

No saneamento, os percentuais de domicílios atendidos por redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo.

Esses componentes são somados e depois divididos pela receita per capita de cada cidade, produzindo um ranking de eficiência no gasto.

O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão.

Além de separar esse conjunto de municípios em quatro categorias (“Eficiente”, “Alguma eficiência”, “Pouca eficiência” e “Ineficiente”), o trabalho traz outros indicadores de gestão –como o grau de dependência dos recursos da União e dos Estados, o aumento do funcionalismo na última década e em quais áreas a cidade se sai melhor ou pior.

Clique aqui e confira o ranking completo.

Fonte: Folha de SP