Poder Executivo Municipal

Índice de salvamentos no mar sobe e óbitos caem em Ubatuba

Índice de salvamentos no mar sobe e óbitos caem em Ubatuba

Um material divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo do Litoral Norte (GBMar LN) aponta os índices de afogamentos, salvamentos e óbitos durante a temporada 2023 (de dezembro a março) nos municípios do Litoral Norte.

Segundo as estatísticas da denominada “Operação Praia Segura”, em Ubatuba, foram 523 salvamentos e dois óbitos registrados durante o período – uma melhora significativa se comparadas com 2022, quando foram registrados 405 salvamentos (118 a menos) e quatro óbitos.

O Comandante do GBMar no Litoral Norte, João Batista Rapaci, destacou que o objetivo da corporação é sempre o óbito zero e atribui a melhoria nos índices em fatores como o empenho e compromisso dos guarda-vidas, que enfrentam dificuldades como alto fluxo de banhistas, grande número de praias e extensão da costa, além do apoio do poder público municipal e estadual, que contribuem com a contratação de guarda-vidas temporários.

“Outra grande dificuldade são os banhistas que não conhecem a característica de algumas praias e acabam não obedecendo a placa de sinalização do Corpo de Bombeiros ou a orientação dos guarda-vidas. Foi uma temporada de muito trabalho e empenho desses profissionais e nós vamos continuar trabalhando para que a temporada 2023/2024 tenha mais prevenção e diminuir ainda mais o número de óbitos por afogamentos nas praias da nossa cidade”, salientou Rapaci.

É por isso que o Gbmar sempre destaca a importância  de o  banhista conhecer o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Novo Comando

O Gbmar em Ubatuba tem novo comando. O Tenente Eduardo Motta assume a corporação no lugar do Tenente Guilherme Vegsi, que retorna para Bertioga.

/* * VLibras */