Samu e Agentes Comunitários de Saúde recebem novos uniformes

Os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam na tarde desta quarta-feira (13) novos uniformes que contribuirão para a identificação dos colaboradores e para a realização dos trabalhos no município.

A entrega foi realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto pela prefeita Flavia Pascoal e pela secretária adjunta de Saúde, Tatiana Masur. De acordo com os colaboradores, há cerca de 8 anos não eram entregues novos uniformes.

A equipe do SAMU recebeu vestimentas completas, composta por botas, bonés, camisetas e macacão. No total foram entregues 42 kits que uniformizarão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores dos veículos.

Para os Agentes Comunitários de Saúde foram distribuídos kits contendo três camisetas para cada colaborador. Ao todo, serão entregues mais de 450 camisetas. Os ACSs são responsáveis por visitarem os moradores de todos os bairros da cidade e mapearem as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da entrega dos uniformes, a prefeita também aproveitou o encontro para comunicar oficialmente os agentes de endemias e de saúde sobre o aumento do piso da categoria (Emenda Constitucional nº 120) e o repasse de um incentivo financeiro do governo federal que será destinado a esses profissionais em parcela única no mês de dezembro, com pagamento condicionado ao repasse federal. O secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Dr. Lucas Castanho também participou do encontro para sanar as dúvidas dos colaboradores quanto às mudanças salariais.

Na ocasião, Flavia Pascoal assinou o Projeto de Lei que regulamenta a emenda da mudança salarial dos agentes, e que será encaminhado em regime de urgência para aprovação da Câmara Municipal. “Essa é uma grande valorização dos profissionais da saúde e uma vitória que todos eles merecem. Estamos estruturando os setores da saúde e trabalhando para uma rede integrada que resultará em melhorias das condições de saúde do município como um todo”, destacou Flavia Pascoal.