Poder Executivo Municipal

Saneamento Básico: Sabesp esclarece obras na Avenida Iperoig

Saneamento Básico: Sabesp esclarece obras na Avenida Iperoig

A Sabesp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, informa que a obra para ampliação do sistema de Saneamento Básico, realizada na Avenida Iperoig, foi paralisada para garantir a segurança e a mobilidade durante a temporada, mas que será retomada logo após o carnaval.

“Lembramos que nossa previsão era concluir as obras em novembro, mas tivemos períodos extensos de chuva que não deixaram isso acontecer. Conversamos com os comerciantes locais, e por isso decidimos paralisar temporariamente um pouco antes das festas para priorizar a segurança e a fluidez no trânsito. Mas a obra será retomada já após o carnaval. É um trabalho muito sério que vem sendo realizado pela Sabesp, estão sendo usados materiais de primeira, tubos e canos que irão durar uma vida e garantirão mais saúde para a nossa população e uma boa balneabilidade para as nossas praias”, comentou o secretário de Obras, Eraldo Xibiu, que está acompanhando toda a execução do trabalho feito pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo.

A Sabesp esclarece que assim que retomada a obra na avenida Iperoig, em 60 dias o empreendimento estará completo e a via terá condições normais.  “Pedimos paciência para a população, mas lembramos que é por um bem maior: o saneamento. Além disso, após aprovação do DADETUR (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo), também iremos revitalizar a Avenida e melhorar toda a sua mobilidade”, explicou Xibiu.

Atualmente, estão sendo realizadas em Ubatuba duas grandes obras de saneamento que somam R$46 milhões. A primeira é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaguá, em fase final de montagem e início de testes, com previsão de entrega no começo de 2023. A outra é a de ampliação das redes coletoras da região central e das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) Tamoios e Cristo, com previsão de conclusão até o final do ano.

Com todas essas iniciativas, Ubatuba contará com mais 8000 novas ligações que serão liberadas com as obras do Sistema Itaguá (centro) e Perequê-Açu – ampliando o índice de cobertura de esgoto de 54% para 72%. Com as novas tratativas com a Sabesp, a Prefeitura Municipal adiantou outras tantas ações que permitirão até 2024, alcançar 88% de cobertura de esgoto no munícipio.

/* * VLibras */