Poder Executivo Municipal

Plano de ação para escorregamentos da Defesa Civil é publicado

Plano de ação para escorregamentos da Defesa Civil é publicado

Na última sexta-feira, 20, o Plano de ação para escorregamentos da Defesa Civil de Ubatuba foi oficializado por meio da publicação do documento no Diário Oficial da Prefeitura de Ubatuba.

O Plano de ação é fruto de todo o planejamento que deve e pode ser realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil  (COMPDEC) para prever as ações e os cenários no município, preparando, organizando e estabelecendo o planejamento do enfrentamento aos eventos relacionados a escorregamentos de encostas, protegendo a população e a infraestrutura no município. O período de vigência do Plano segue o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), sendo de quatro meses (1° de dezembro de 2022 a 31 de março de 2023).

Em outubro de 2022, a Defesa Civil de Ubatuba promoveu um encontro para alinhar a atuação emergencial de chuvas para temporada 2022/2023 com base na construção deste Plano de Ação, preparando as secretarias estratégicas da Prefeitura para uma possível atuação coordenada em caso de necessidade.

O diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil, comentou sobre a importância das habilidades de cada um para que o planejamento funcione, utilizando os recursos-humanos técnicos em cada área, com conhecimento para desenvolver seu papel. “Precisamos de pessoas comprometidas e temos que estar preparados. O telefone não vai tocar às 10 da manhã, quando estamos trabalhando. As ocorrências geralmente ocorrem de madrugada e é aí que cada responsável de setor vai acionar aqueles que poderão colaborar em cada área. Já estamos nos preparando para o período de Operação de Chuvas de Verão, pois sabemos que todos os anos, de dezembro a março, as chuvas são constantes e nosso objetivo é saber como proceder em cada situação, seja alagamento, enchente ou deslizamento de massa”, afirmou Gil.

O Plano de Ação Municipal para Escorregamentos / Plano de Contingência é previsto em Resolução da Casa Militar do Estado de São Paulo para a operacionalização pelo município representado pela sua COMPDEC e orientado pelas regulamentações da Resolução do PPDC. e permite ao município tratar em detalhes algumas de suas especificidades locais quanto a temática de escorregamentos de encostas.

Confira o documento na íntegra aqui.

 

/* * VLibras */