Poder Executivo Municipal

Jovens de 15 a 19 anos e profissionais da saúde devem se vacinar contra meningite

Jovens de 15 a 19 anos e profissionais da saúde devem se vacinar contra meningite

A Secretaria de Saúde de Ubatuba está vacinando contra a meningite todos os adolescentes de 15 a 19 anos e também profissionais que atuam na área da saúde do município (de qualquer idade). A imunização acontece até o próximo dia 28 de fevereiro.

A vacinação da meningite (meningocócica C) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A doença é uma inflamação aguda, que pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos, e resultar em infecção no cérebro, na medula espinhal e na corrente sanguínea. A imunização evita a ocorrência de surtos, sequelas e óbitos.

Para se vacinar é preciso apresentar um documento com foto e carteirinha de vacinação. Os profissionais da saúde devem ainda comprovar o exercício da profissão. Os dias e horários das imunizações em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) devem ser consultados no site oficial da prefeitura.

A saúde reforça que o ideal é que os jovens busquem se vacinar antes do retorno das aulas para garantir a imunização e reduzir os riscos de circulação da doença.

/* * VLibras */