Poder Executivo Municipal

Programa trabalha Educação e Prevenção da Saúde Bucal Escolar em Ubatuba

Programa trabalha Educação e Prevenção da Saúde Bucal Escolar em Ubatuba

A Secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceria com a Secretaria de Educação, está promovendo a reestruturação do Programa Educação e Prevenção da Saúde Bucal Escolar no município. Ao todo, a previsão é que quase 11 mil alunos sejam beneficiados pela iniciativa.

As escolas EM José Belarmino Sobrinho, no Puruba, e EM Padre José de Anchieta, na região central já receberam a equipe. Nesta segunda-feira, 7, a unidade escolhida foi a EMEI Idalina Graça, que também fica na região central da cidade.

São contemplados alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que possuem entre cinco e 10 anos. A Coordenadora da Atenção Básica da Saúde Bucal, Maria da Graça Gil Matos, dentista responsável pelo projeto, explica que essa é a idade em que eles estão em formação, a coordenação motora e eles têm mais facilidade de aprendizagem.

“A gente tem o cuidado de ensinar a técnica correta, depois, a quantidade de creme dental que coloca para eles usarem, o cuidado com a escova como não colocar a mão nas cerdas para não contaminar”, explicou Graça.

O programa teve início em 1989 e visa percorrer todas as escolas do município levando as ações educativas e preventivas de Saúde Bucal. Houve uma pausa nesta realização e ele foi retomado em 2022, após o período mais complicado da pandemia da Covid-19 – por isso a idealizadora do projeto classifica o processo como “reestruturação”. “O projeto ficou com algumas ações, mas não da maneira que tem que ser. Devemos atingir todo o município, desde o Camburi até a Tabatinga e retornar duas vezes ao ano, pelo menos”, acrescentou Graça.

Simultaneamente ao trabalho, a dentista faz um levantamento epidemiológico de cárie no município para verificar o resultado e a eficácia do projeto. Além dela, a equipe também conta com a auxiliar de Saúde Bucal da Equipe de Estratégia de Saúde da Família, Silvia Quintanilha.

/* * VLibras */