Poder Executivo Municipal

Ubatuba terá “Semana das Culturas Tradicionais” a partir do dia 16

Ubatuba terá “Semana das Culturas Tradicionais” a partir do dia 16

Como parte do calendário de atividades complementares da Secretaria de Educação de Ubatuba, no dia 16 de novembro acontece a abertura da “Semana das Culturas Tradicionais” na sede do Projeto Tamar.

O destaque da abertura, prevista para às 18h30, é o lançamento do livro “Histórias do Quilombo da Fazenda – pelas vozes da juventude”, que será seguido de uma roda de saberes entre gerações e, posteriormente, apresentação cultural do grupo de Jongo “Ô de Casa”. Haverá, também, contação de histórias da professora Emília com o causo “Dito e a corrida de canoas”.

Nesse dia acontece, ainda, a abertura da exposição com a temática “Culturas Tradicionais”, no Museu Caiçara, contemplando as propostas realizadas pelas escolas durante o ano, que valorizam a cultura Ubatubana – originária da mescla desses três povos: indígenas, africanos e europeus – matrizes do Brasil – que compõem o povo caiçara.

“Estamos muito felizes de celebrar o trabalho realizado nas escolas, que desenvolve um dos pilares da Educação Municipal, que é História e Memória de Ubatuba. Além disso, a iniciativa ainda contempla algumas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil, como repertório cultural e trabalho e projeto de vida”, destacou a secretária de Educação de Ubatuba, Fatinha Barros.

A mostra ficará em exposição no Projeto Tamar até o dia 20 de novembro. É importante destacar que moradores de Ubatuba não pagam entrada no local mediante a realização do cadastro, que

poderá ser feito no momento da visita a partir da apresentação de documento de identidade e comprovante de residência.

/* * VLibras */