
Réplicas de renomadas obras de arte modernistas, como Abaporu de Tarsila do Amaral, assim como tablets mostrando desenhos e expressões dos alunos das escolas municipais, montaram o cenário da abertura da 1ª Semaninha de Arte Moderna de Ubatuba, que aconteceu na noite de ontem, dia 4, no Teatro Municipal.
Quem chegou ao espaço encontrou esse panorama e logo conseguiu mergulhar no clima de arte criado pelo evento. Com a presença de coordenadores, professores e população em geral, a iniciativa começou com uma grande salva de palmas para os docentes de Arte e HRP que desenvolveram com seus alunos os conteúdos pedagógicos em referência à 100ª Semana de Arte Moderna – o que gerou toda a decoração do teatro e também os vídeos e apresentações de estudantes, mostrados ontem e que seguirão sendo apresentados até o dia 07, quando será encerrado o evento.
“Agradeço aos professores da nossa rede municipal e também aos profissionais dos nossos Núcleos de Inovação Tecnológica pelo esforço e dedicação em desenvolver a nossa 1ª Semaninha de Arte Moderna, com certeza será a primeira de muitas. Ubatuba respira arte e assim vamos oferecer uma compreensão básica sobre a Semana de Arte Moderna”, explicou a secretária de Educação, Fatinha Barros.
Quem também esteve presente na estreia da Semaninha foi a prefeita Flavia Pascoal que em discurso reforçou a importância da valorização das artes na educação. “A arte é a expressão de um povo e mostrar a importância disso para os nossos estudantes desde a primeiríssima infância é fundamental”, comentou.
Após abertura oficial, o evento seguiu com o espetáculo de flautas do grupo Trio de Vento e o teatro do grupo Sirinalata. A Semaninha de Arte Moderna de Ubatuba segue com apresentações até o dia 7 de julho, no Teatro Municipal.
Veja abaixo a programação completa:
Terça-feira – 5 de julho
9 às 13h – Apresentação dos alunos, intercalada com apresentações de dança, teatro de sombras e maculelê
Quarta-feira – 6 de julho
9h às 13h – Apresentação dos alunos intercalada, com apresentações de dança, teatro de sombras e maculelê
14h às 17h – Mesa redonda com os professores de Arte sobre o papel das mulheres no período Modernista
Quinta-feira – 7 de julho
9h às 13h – Apresentação dos alunos, intercalada com apresentações de dança, teatro de sombras e maculelê
De terça-feira a quinta-feira – 5 a 7 de julho
9h às 13h – Visitação das escolas à exposição “Diálogos com o Modernismo” na Setur (Secretaria de Turismo)
Ambiente na Praça Exaltação da Santa Cruz com painéis interativos de madeira, obras expostas e arte mambembe com palhaços.