Ubatuba aparece bem colocada em índice nacional de gestão pública

Ubatuba aparece em lugar de destaque entre os municípios brasileiros que tiveram suas contas analisadas pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

No Índice de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado no mês de junho de 2015, das 5.243 cidades analisadas, Ubatuba ocupa o 46º lugar no âmbito nacional e o 16º no estado de São Paulo.

O índice mede a qualidade da gestão pública, como receita própria, gasto com pessoal, investimento, liquidez e custo da dívida pública e teve o ano de 2013 como referência. O conjunto de municípios analisados corresponde a 96,5% da população brasileira.

Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ubatuba está à frente de São José dos Campos (67º país e 19º estado), Taubaté (614o pais e 117o estado), de Bertioga (83º país e 23º estado) e São Sebastião (87º país e 23º estado).

De acordo com o IFGF, o total de cidades que deveriam ser analisadas é de 5.570, mas 324 não forneceram informações confiáveis e 15,2% descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o prefeito Maurício, o trabalho é resultado de um esforço coletivo. “Batalhamos desde o primeiro dia para melhorar a gestão do dinheiro público, aplicando os recursos com seriedade e consciência”, destaca.

O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. Ubatuba apresentou um índice de 0,7634 na gestão fiscal no ano de 2013.

Clique aqui e confira a pesquisa.

IFGF

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.