Processos Seletivos da Emdurb valorizam mão de obra local

Em sintonia com a Prefeitura de Ubatuba, que vem diminuindo os cargos em comissão e apostando em concursos públicos para completar seu quadro de funcionários de uma forma mais justa e democrática, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) também busca faz parte desse trabalho de profissionalização da administração pública.

Desde 2013, foram realizados quatro processos seletivos: dois com prazo determinado (2013 e 2015) e dois com prazo indeterminado (2014 e 2016).

De acordo com o RH da Emdurb, no processo seletivo de 2016 foram 235 inscritos que concorreram a 58 vagas divididas entre as categorias de pedreiro, auxiliar de obras (ajudante de pedreiro), armador, encanador.

O presidente da Emdurb, Luiz Fernando Ventura da Silva, explica que na história de Ubatuba, a tradição era contratar empresas de fora para realizar os serviços. Essa postura começou a ser mudada com o fortalecimento da Emdurb e da Comtur, pois houve uma valorização dos profissionais locais e então, o que precisa ser gasto com materiais é adquirido na cidade e a Usina da Emdurb também produz alguns materiais.

“As empresas de fora apenas pegam os lucros e vão embora. Agora, quando o dinheiro é investido no próprio município, faz girar a economia local”, enfatiza

Além do investimento, Silva destaca a valorização da mão de obra local, que também injeta dinheiro na economia municipal.  “Hoje, 99% dos aprovados no processo seletivo são de Ubatuba, valorizando os profissionais que moram aqui, além disso, eles possuem uma garantia de emprego”, complementa o presidente.