Circuito Sesc de Artes chega a Ubatuba no domingo com intensa programação cultural

Show de rap recifense, campeonato de poesia falada, espetáculo de circo, exibição de filmes curta metragens, exposição de audiovisuais, oficinas de composição musical e de leitura. Todas essas atividades integram o Circuito Sesc de Artes, que chega a Ubatuba no domingo, 14 de maio, e é organizado pelos Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e a Fundação de Arte e Cultura (Fundart).

As apresentações serão realizadas na Praça Nóbrega, no centro de Ubatuba (em frente à sede administrativa da FundArt), das 16 às 21h30. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

O Circuito Sesc de Artes é um evento itinerante. Em 2017, sua programação percorre 118 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Ubatuba recebe o Circuito pelo segundo ano consecutivo. Para saber mais sobre o circuito, veja o video: https://www.youtube.com/watch?v=PkETfg–oeQ

Entre os destaques da programação de Ubatuba e demais cidades do Litoral Norte, está o rapper recifense Zé Brown, que apresenta o show Rap Repente. A cidade também irá receber o Slam da Guilhermina, um campeonato de poesia falada, no qual concorrem três poetas que recitam textos autorais, sem qualquer ajuda de figurinos, adereços ou música. O público também vai se divertir com o palhaço Jerônimo e o espetáculo de circo Jerônimo Show, no qual o artista utiliza instrumentos inusitados e apresenta números com o serrote musical, a orquestra de sinos afinados e o piano de garrafas.

Já o Gabinete de Curiosidades e Habilidades, que participa do circuito pelo segundo ano consecutivo, traz ao público filmes mudos em curta metragem dirigidos e protagonizados por Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos, e ainda oficinas de Composição Musical com Tinta e Makey Makey + Joalheria 3D, além de um acervo de livros para atividades coletivas de leitura e mediação.

O Circuito Sesc de Artes na Internet (sescsp.org.br/circuitosescdeartes), site oficial do evento, também será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Programação inspirada pelos “travelling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
Makey Makey + Joalheria 3D
Mundo Maker (SP)
Nesta oficina, os participantes vão criar seus próprios instrumentos musicais e joalheria. Em seguida usarão a tecnologia para fazer com que eles funcionem. No computador, o Scratch permite desenvolver a música, e o Makey Makey, kit que estimula a experimentação com a tecnologia, faz a ligação com o instrumento.

CINEMA
Curta(s) Chaplin
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.

LITERATURA
Palavra + Imagem
Coletivo Rodas de Leitura (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

Slam da Guilhermina (SP)
Neste campeonato de poesia falada, concorrem três poetas, que recitam textos autorais cada, sem qualquer ajuda de figurinos, adereços ou música. Cinco jurados escolhidos na hora entre o público darão notas para as apresentações e decidem quem é o vencedor.

DANÇA
Encruzilhada
Grupo Fragmento Urbano (SP)
De que forma o corpo urbano paulistano é permeado pelos outros corpos, de outras regiões e culturas? Os dançarinos, originalmente dedicados ao hip hop norte-americano, buscam diluir as fronteiras entre esse seu universo e danças brasileiras que pesquisaram em uma viagem de cinco meses pelo Norte e Nordeste do país.

A Casatória C’a Defunta
Cia. Pão Doce (RN)
Afrânio está prestes a se casar com Maria Flor, mas acidentalmente se une a outra noiva: a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. O grupo potiguar fala de modo lúdico sobre o amor sertanejo e os causos de assombração, mergulhando na cultura nordestina e na lenda da Moça de Branco.

CIRCO
Jerônimo Show
Circo Caramba (SP)
Reunião dos melhores números solo da carreira do palhaço Jerônimo, o espetáculo traz a música como destaque. O artista se dedica à pesquisa de instrumentos inusitados e nesta performance apresenta números com o serrote musical, a orquesta de sinos afinados e o piano de garrafas.

Rap Repente
Zé Brown (PE)
Embolador, rapper e compositor, o recifense Zé Brown é uma síntese das tradições regionais. Nesta apresentação, faz referência a diversas experiências suas desde a década de 90. Sons, ritmos, tradições que o influenciaram, amizades que cultivou e parcerias que desenvolveu são contemplados.

SERVIÇO:
Circuito Sesc de Artes 2017
Período: 14 de maio – Domingo, das 16h às 21h30.
Local: Praça Nóbrega – Centro (em frente a Sede Administrativa da FundArt)
Entrada Gratuita.
Confira a programação completa: http://circuito.sescsp.org.br/