Prefeitura encerra inscrições e 110 casais participam do 1º Casamento Comunitário

A procura foi grande e 110 casais vão participar no próximo dia 29 de outubro do Casar em Ubatuba, primeiro casamento comunitário organizado pela prefeitura e voltado para a população de baixa renda do município.

As inscrições estão encerradas, o evento faz parte das comemorações do aniversário de 378 anos da cidade e o curso preparatório acontece neste sábado (3) na sede da Associação dos Aposentados.

Não houve cobrança de nenhum tipo de taxa, a solenidade é laica e oficializa a união civil dos casais. Segundo dados dos organizadores, cerca de 12 casais ficaram na fila de espera.

Morador da Estufa II, Sr. Argemiro de Oliveira mora junto com Dna. Benedita há mais de 30 anos. Eles têm sete filhos e dois deles também vão participar do casamento comunitário.

“Temos uma vida de casados, mas nunca conseguimos oficializar a nossa união por falta de dinheiro. Olha só quantos filhos eu tenho, imagina a despesa”, brinca Argemiro. “Quando a gente juntava dinheiro para casar, faltava para comprar uma roupinha melhor. Agora vai dar pé”, comemora Benedita.

Funcionário público, Francisco de Assis também comemorou a oportunidade. “Faz tempo que eu e minha mulher queríamos casar, esperamos a oportunidade e ela apareceu”, conta Assis.

Raimundo Nonato da Silva mora no Parque Guarani. Ele explica que nunca trabalhou registrado. “É muito difícil juntar dinheiro quando se vive assim. Que bom aparecer esse casamento gratuito. Vai ser uma ajuda em tanto”, agradece Silva.

O prefeito Mauricio afirma estar emocionado em contribuir com a realização desse sonho, que muitas vezes esbarra na falta de dinheiro da população de baixa renda. “Minha gestão tem foco nos que mais precisam e nunca tiveram atenção. Estou muito feliz com essa iniciativa. Não imaginei uma procura tão grande. Será uma honra para nossa administração organizar esse casamento, que significa a união entre pessoas, consolidação das famílias e confraternização da comunidade de Ubatuba”, afirma Mauricio.