Prefeitura de Ubatuba dá início a trabalho preventivo a inundações

A Defesa Civil de Ubatuba deu início na quinta-feira, 22, à execução do Plano Preventivo de Enfrentamento às Chuvas de Verão. O trabalho tem como foco principal o desassoreamento e a remoção de lixo do leito do rio Acaraú e é executado em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura de Serviços Públicos.

“Esse trabalho melhorará o escoamento de água pluviais e, com isso, amenizará alagamentos em pontos críticos na região da Estufa e do Itaguá”, explica Guaraçay dos Santos, coordenador da Defesa Civil.

Além de areia do leito do rio, são retirados detritos orgânicos como galhos, folhas e mato, além de resíduos sólidos como garrafas PET, móveis, pneus, entre outros itens, lançados nos cerca de cinco quilômetros de extensão do rio, começando entre os bairros Praia Grande e Estufa II até o ponto de deságue, na altura do Caisão, na praia do Itaguá.

Um total de oito pessoas participam da operação, que deve durar entre duas e três semanas, a depender das condições climáticas. Outra ação complementar é o monitoramento e limpeza de bueiros e bocas de lobo do município.