Feira Literária da EM Marina Salete começa nesta segunda, 13

A partir desta segunda-feira, 13, a escola municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no bairro do Perequê-Açú, realiza a 16ª Edição da sua tradicional Feira Literária, com atividades de incentivo à leitura, escrita e ilustração.

A programação segue até o dia 18 e visa incentivar a leitura e a escrita, levando a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos à formação de novos leitores, além de cultivar o desejo pela escrita fomentando futuros escritores.

A cada ano, escritores de obras infantis ou infanto-juvenis são homenageados pelo evento. Nesta edição, o autor Maurício Veneza e a autora Rosana Gaeta foram os escolhidos.

A gestora, Mayriele Germano, destacou que o projeto já é esperado anualmente pelos alunos e os trabalhos sempre têm início no mês de março, começando com a escolha do autor que será homenageado. Nos demais meses, os professores elaboram inúmeras atividades, proporcionando o conhecimento literário de uma forma bem divertida para os alunos.

“Durante o ano, os livros são apresentados às crianças e cada professor escolhe o livro que criou mais afinidade para fazer uma exposição com diversos trabalhos criativos. Em outubro deste ano, as crianças elaboraram os desenhos e participam de um concurso interno para escolha da estampa para uma camiseta que irá compor o quadro fixado na parede da escola em recordação ao autor que participou do projeto”, explicou a gestora.

Mayriele ainda destacou a importância do incentivo à literatura. “A escola vem observando que os alunos estão cada vez mais envolvidos com a leitura e a escrita. Neste ano, mais de cem crianças estão participando do concurso de Poesia Estudantil promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart”, comemorou.

Confira o cronograma:

Dia 13/11 – Abertura do evento acontece com uma roda de conversa em torno dos repórteres mirins da escola, entrevistando a autora Rosana Gaeta;

Dia 14/11 – Apresentação Circense com a professora Érika Alzate;

Dia 16/11 – Premiação dos alunos que, desde 2019, participam do concurso de poesia Idalina Graça da Fundart. A escola desde então recebe premiação no evento;

Dia 17/11 – Apresentação de peça de teatro com o grupo Sirinalata: ” Fui a fonte beber água” do livro do autor Maurício Veneza, uma adaptação da diretora Teca;

Dia 18/11 – Presença do autor Maurício Veneza prestigiando a exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e entrevista com os repórteres mirins.