Defesa Civil Estadual visita Ubatuba e vistoria estrada da Almada

Na manhã desta quinta-feira (28), a Defesa Civil de Ubatuba foi sede de um encontro com representantes da Defesa Civil estadual para discutir a situação da estrada que dá acesso às praias da Almada e Engenho, que sofreu com as fortes chuvas entre final de março e começo de abril deste ano.

A prefeita Flavia Pascoal, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, major Edílson Ramos de Oliveira, o secretário adjunto da pasta, Alexandre Napoli e a equipe da Defesa Civil, com  o diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil e o engenheiro Diego Dias Ribeiro, fizeram uma retrospectiva e um panorama da situação aos presentes:  a diretora da Divisão de Recuperação, Major PM Cláudia Bemi, o  Capitão Matheus Nogueira e o engenheiro cabo Wellington Dias da Silva, a fim de justificar a necessidade e urgência da obra, reforçando a importância da obtenção de recursos para sua realização.

“Em um primeiro momento, tínhamos de seis a sete pontos com muito deslizamento e perda de leito carroçável, mas ainda estávamos conseguindo conter com nossas secretarias de Obras e Infraestrutura. Porém, o ponto crucial foi esse: da necessidade de interromper porque estávamos perdendo rolamento asfáltico devido à queda de uma rocha. Tivemos que proibir o tráfego de veículos pesados, porém, ali é um bairro tradicional, onde, há décadas, se realiza o festival do camarão, vem muito turista estrangeiro, então é difícil controlar o tráfego”, explicou Gil.

Foram apontados os diversos pontos em que houve registro de deslizamento de terra e assoreamento, onde devem ser realizadas ações como contenção de encostas, instalação de guard-rail e cortinamento com vegetação.

“Nós estamos pleiteando essa obra no trecho mais crítico que corre mais risco da comunidade ficar isolada, (trecho 08 do documento entregue) e fizemos um trabalho de projeto executivo e planilha orçamentária desse trecho; fora isso, temos um outro material, desenvolvido por um corpo técnico doado à associação de moradores, que contempla toda a estrada”, destacou Ribeiro.

Gil relembrou a importância de aproveitar o momento de estiagem para a realização da obra, antes que o município seja novamente atingido por fortes chuvas.

“Corremos atras porque, em 90 dias, precisávamos fazer um projeto dentro do estado de emergência  e que fosse realidade, não coisas astronômicas com valores absurdos. Foram feitos vários projetos  e o que ficou dentro do que a gente acredita ser a realidade  pra fazer o serviço  e com uma correção eficaz para o local  foi esse que detalhamos e protocolamos com o estado”, acrescentou o diretor.

“Nos reunimos hoje para pleitear os recursos necessários visando a execução dessa obra tão importante, que é uma obra de emergência e situação de risco para as pessoas. A Defesa Civil fez toda a documentação e estamos solicitando recursos para contemplar toda a extensão da estrada”, garantiu a prefeita.

Estado de emergência

O decreto que estabelece situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas foi publicado no dia 4 de abril e tem duração de 180 dias.  A medida se fez necessária para garantir a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas dos locais atingidos, como uma medida imediata para combater situações emergenciais. Nesse status, os trâmites para obras que evitem novos desastres podem ser agilizados em menos tempo.