Boletim de Arboviroses monitora casos de dengue no município

O boletim semanal que registra os casos de arboviroses em Ubatuba mostra que a cidade soma ao longo deste ano 647 casos de dengue e dois de Chikungunya. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 13, pela Vigilância Epidemiológica (Viep), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

O documento informa ainda que 227 exames de dengue aguardam o resultado do laboratório e que 2.507 deram negativos. Entre os bairros com mais casos registrados aparecem Estufa II, com 114; a região central soma 87; seguida do Ipiranguinha com 54; do Perequê-Açu que totaliza 51 casos; e Taquaral e Itaguá que contam com 28 em cada bairro. Do número de casos positivos, 41 são considerados importados, ou seja, contraídos em outros municípios.

Sobre os dois casos de Chikungunya, o boletim destaca que uma pessoa é moradora do bairro Rio Escuro e outra do Perequê-Açu.

A Secretaria de Saúde tem reforçado os cuidados de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. Por meio do setor de Endemias, o município tem realizado mutirões contra o mosquito, serviços de nebulização, vistoria de casas e comércios, além de orientações a moradores e turistas para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

Confira AQUI o boletim completo.