Jore e Parajore dão show de alegria e inclusão esportiva em Ubatuba

A alegria de centenas de alunos dominou os cinco dias dos Jogos Recreativos da Educação – Jore, e dos Jogos Recreativos Paradesportivos da Educação – Parajore, que incentivam a prática de atletismo entre os alunos dos quartos anos das escolas municipais de Ensino Fundamental de Ubatuba.

Esta semana, mais de 900 alunos de várias regiões do município já participaram das atividades que acontecem no Campo da Estufa II. Na quarta-feira (24), o evento contou com a presença de 60 alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – que deram um show de inclusão esportiva. O coordenador de Educação Física Escolar, Fábio Campana, revela como tem sido a emoção de presenciar os jogos.

“São momentos riquíssimos, onde fica claro ser possível a inclusão e a alegria compartilhada entre todos os alunos. As crianças vibraram do aquecimento até o momento final, uma alegria contagiante. E, claro que além da diversão, também é possível perceber crianças com potencial para desenvolver o atletismo. Não tem como mensurar o valor disso, tanto os profissionais envolvidos quanto os alunos levarão esse aprendizado para a vida toda”, destacou Campana.

Promovido pela Secretaria de Educação de Ubatuba, o Jore e o Parajore envolvem estudantes de 25 escolas municipais. Os jogos serão finalizados na próxima segunda-feira, dia 29, com cerca de 220 alunos da região central.

Entre as atividades oferecidas aos alunos estão as provas de arremesso de peso, revezamento e 60 metros rasos e com obstáculos. Além do atletismo, os estudantes também participam de recreação e desfrutam do momento do lanche.

Este ano, o Jore e o Parajore foram organizados em formato de festival, que estimulam a participação dos estudantes e não o espírito competitivo em si. Todos os alunos são premiados. A intenção é de que as crianças brinquem e aprendam mais sobre o atletismo, tendo como único critério o desejo de participar e se divertir.