Ubatuba amanhece com tempo aberto na segunda-feira, 4

A Defesa Civil de Ubatuba continua trabalhando visando minimizar o impacto das chuvas no município. De acordo com o órgão, a previsão para a manhã desta segunda-feira, 4, é que o dia seja marcado pela presença de sol entre algumas nuvens na região de Ubatuba-SP, o que elevará a sensação de calor e abafado. Já no período vespertino, a umidade proveniente do oceano somada com o calor das próximas horas, criará condições para pancadas de chuva, seguidas por raios e vento.

Os atuais modelos meteorológicos não indicam risco para acumulados expressivos, porém como o solo já se encontra bem encharcado devido as chuvas dos últimos dias, recomenda-se atenção redobradas as áreas de risco, pois não são descartados transtornos.

Trabalho

De acordo com o diretor de Gestão da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, na manhã desta segunda-feira, duas escunas para a entrega de mantimentos às famílias da Picinguaba e Camburi. Um agente da Defesa Civil também acompanha as embarcações a fim de fazer vistoria no local, agora que o tempo está melhor. O grupo ainda conta com representantes da Saúde e Assistência Social que vão avaliar a situação dessas famílias.

Ainda está prevista visita à Fazenda da Caixa para a entrega de alimentos, uma vez que o trecho que dá acesso à região foi liberado.

“Outra missão a qual iremos nos dedicar é a composição dos relatórios para reunir e mensurar todo o impacto da ocorrência. A Rio-Santos foi bastante danificada e foi a causa para o isolamento de muitas famílias, o que fez com que fossem acessadas somente via embarcação e aeronave. A região Norte foi a mais castigada”, reforçou Gil.

A Defesa Civil informou que as equipes irão trabalhar na limpeza e desobstrução das vias que foram atingidas por lama e queda de árvores.

Famílias

Uma das famílias desalojadas voltou para sua residência na noite de domingo, 3. Na manhã desta segunda-feira, 4, a EM Padre José de Anchieta ainda tem 12 famílias (18 crianças e 18 adultos) mas que, de acordo com informações da Secretaria de Assistência Social, devem ser liberadas ainda hoje na parte da manhã.

Na região Norte, as famílias do Camburi estão alojadas na EM Iberê Ananias Pimentel. Ao todo são sete famílias e 30 pessoas.