Poder Executivo Municipal

Centro de Referência de Assistência Social realiza inscrição de famílias no Cadúnico

Centro de Referência de Assistência Social realiza inscrição de famílias no Cadúnico

As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Oeste e no Centro de Ubatuba estão organizando mutirões de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) para atender prioritariamente às famílias que têm perfil para receber benefícios e ainda não estão inscritas.

O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

As atividades começaram em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende a população da região Oeste. No dia 17 de setembro, assistentes sociais do CRAS Oeste deram uma palestra na sede da organização Gaiato – Grupo Aberto à Infância e Adolescência Técnicas Ocupacionais, no Ipiranguinha, onde apresentaram os serviços e programas oferecidos pela Assistência Social.

Em seguida, no dia 19, uma equipe composta por uma cadastradora do CRAS Oeste e a vigilância socioassistencial começou a inscrição das famílias que são atendidas pelo SCFV e ainda não possuíam o Cadúnico. Nessa data, foram realizados 10 cadastros novos.

Outras ações de inscrição no Cadúnico serão realizadas nas próximas duas semanas, sempre às quintas-feiras, nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, das 9h às 15 horas, também no Gaiato, que fica na rua das Palmeiras, 200.

Saiba mais

A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando os seguintes documentos originais (não é necessário cópias):

– Adultos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência

– Criança e adolescentes: certidão de nascimento ou RG, declaração escolar

A inscrição no Cadastro Único gera o Número de Identificação Social (NIS) permite o acesso a diversos programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Também é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.

O Cadastro Único pode ser feito nos seguintes locais:

– Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 17 horas

– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Balio (região Sul), na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba

– CRAS Romana Lanzoni (Região Oeste), na rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha

0925-CRAS-cadunico (1)

Funcionario
/* * VLibras */