Unisol apresenta propostas para política de economia solidária de Ubatuba

A Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) reuniu-se na última quarta-feira (15) com integrantes da administração municipal de Ubatuba e o prefeito Mauricio para fazer a entrega oficial do Referencial Brasileiro para Análise de Empreendimentos de Economia Solidária.

Coordenada pela Unisol, a publicação traz orientações sobre a gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e uma metodologia de análise com vistas a um aprimoramento econômico, organizacional ou de tomada de decisão.

Na ocasião, a Unisol apresentou à prefeitura o projeto Fortalecer a estratégia e o protagonismo das redes de cooperação solidária: passos para a sustentabilidade.

Leonardo Pinho, secretário-geral da central, explica que a intenção é articular em cadeia produtiva diferentes segmentos relacionados entre si por sua atividade econômica ou identidade, constituindo assim uma rede de empreendimentos solidários na cidade.

O prefeito Maurício, que é vice-presidente para Assuntos de Economia Solidária na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), destacou que essa é uma excelente oportunidade para fortalecer as iniciativas de geração de renda já em curso no município, de adequação às exigências de produção e comercialização e de ampliação da capacidade produtiva.

Como seguimento, a Comissão Municipal de Economia Solidária se reuniu para analisar a proposta da Unisol e identificar os passos necessários para sua efetivação, como, por exemplo, a realização de um mapeamento dos grupos produtivos de economia solidária existentes em Ubatuba.

Clique aqui para obter mais informações sobre o que são os Empreendimentos Econômicos Solidários.