6ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta quinta-feira na E.M Anchieta

O Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba, realiza nesta quinta-feira (23) a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social a partir das 8 horas, na Escola Municipal Padre José de Anchieta (rua Amazonas, 595, bairro Sumaré).

A Conferência terá como temática central “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social): Pacto Republicano rumo a 2026. O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Ela será uma oportunidade de avaliar os avanços e desafios nos 20 anos de implantação do SUAS, especialmente frente à realidade de Ubatuba, e construir uma proposta de Plano Decenal do SUAS.

Na oportunidade também será avaliado o aprimoramento da gestão do SUAS que envolve diferentes assuntos. Os grupos de trabalho na Conferência discutirão os seguintes subtemas:

Subtema 1: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios

Subtema 2: O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS

Subtema 3: Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática

A 6ª Conferência Municipal de Assistência Social definirá delegados para participar na Conferência Regional de Assistência Social, preparatórias para a X Conferência Nacional de Assistência Social.

A Conferência é aberta a todas e todos os interessados, principalmente aos usuários dos serviços da assistência social, trabalhadores do SUAS, conselheiros municipais, gestores, entidades e associações. A inscrição pode ser feita diretamente no local do evento.

Programa Famílias em Ação

Durante a Conferência, a Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social fará a apresentação e lançamento do Programa Famílias em Ação. “Trata-se de um serviço público destinado ao atendimento semanal de 500 famílias em situação de risco social preferencialmente aquelas inscritas no Programa Bolsa Família em regime de convivência e fortalecimento de vínculos em suas comunidades, em parceria com entidades sociais”, explica o secretário Marcio Candido.