Projeto sobre Segurança Viária contempla alunos de Ubatuba

Aprender brincando: essa é a proposta do projeto Na Pista Certa – uma iniciativa sobre segurança viária que acontece em Ubatuba de 17 a 21 de outubro e contempla alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com idade entre cinco e 11 anos de idade.

Promovida por meio de parceria da Secretaria de Educação com a Fundación MAPFRE, a ação desenvolve atividades que transmitem conceitos e orientações sobre segurança viária com base nas regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.

As atividades tem uma média de duração de 50 minutos e são divididas em duas partes. Na primeira, os alunos participaram de uma apresentação de teatro que introduz as crianças em princípios de cidadania, de meio ambiente e de educação e segurança no trânsito. Na segunda parte, esses mesmos estudantes podem aplicar os conceitos em uma cidade simulada – um espaço cenográfico de 600m ² com estrutura modular e itinerante no qual monitores devidamente treinados orientam os participantes a assimilarem e vivenciarem a teoria, circulando com bicicletas e triciclos, obedecendo à sinalização. A estrutura foi montada na quadra da EM Marina Salete, no Perequê-Açu.

“A proposta visa estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista, além de abordar sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, como emissão de gases poluentes, poluição sonora dentre outros”, explicou o supervisor pedagógico, professor Paulo Celso.

O projeto Na Pista Certa teve início em 2007 e já beneficiou mais de 190 mil crianças em todo o Brasil.

Educação Viária é Vital

É importante destacar que a realização do projeto acontece dentro do programa Educação Viária é Vital, realizada em conjunto com a Educação para o Trânsito, que acontece durante o ano nas unidades escolares e desenvolve iniciativas dentro das comunidades. “Durante essa semana, a prioridade é que os alunos participem dessas vivências, porém, como uma parte do programa em questão”, acrescentou o supervisor.