Ubatuba participa de 1º encontro dos secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte

A Prefeitura de Ubatuba marcou presença no 1º encontro dos secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte Paulista na última terça-feira, 14, realizado na cidade de Ilhabela. A reunião contou com a presença de Vilfredo Schurman, patriarca da família Schurman.

O tema central do evento foi “Oceano sem Plástico”, em torno do qual os presentes desenvolveram uma carta de compromisso, baseada em seis princípios, visando a preservação da vida marinha.

O secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Sylvio Bohn, destacou a importância do evento, cuja proposta é que se torne uma ação periódica, já que as questões e as características dos quatro municípios do Litoral Norte são semelhantes e possibilitam a troca de experiências e a soma dos esforços buscando soluções conjuntas, inclusive, para os resíduos sólidos.

“Trata-se de uma iniciativa que faz parte de uma campanha mundial diante do desafio na redução do uso de plástico. Sabemos que não é só uma questão da Gestão Pública, mas também do Legislativo e dos cidadãos, que podem contribuir com a diminuição de materiais plásticos, principalmente, em estabelecimentos que fiquem à beira das praias. Estamos engajados nessa proposta e desafio”, salientou Bohn.

No final do evento, foi elaborada uma carta de compromisso entre as cidades da Região, assinada pelos secretários e que deve, também, conter a assinatura dos prefeitos a fim de reforçar o compromisso coletivo.

A próxima reunião deve acontecer em Ubatuba.

Confira o documento na íntegra:

Carta de Compromisso do Litoral Norte Paulista em defesa do “Oceano sem Plástico”

Os secretários de Meio Ambiente de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, em nome dos Prefeitos Municipais, se comprometem a lutar e a trabalhar em conjunto para desenvolver projetos e ações que combatam a poluição por resíduos plásticos em seus territórios. Acreditam assim que, em esforço coletivo, trarão contribuição efetiva em defesa da vida no Oceano.

Tal Compromisso está consubstanciado em 6 princípios:

1. Tomar medidas públicas que reduzam a quantidade de produtos à base de plásticos derivados de petróleo, através da redução de seu consumo pelo redirecionamento das compras públicas.
  2. Apoio das Câmaras de Vereadores na aprovação de legislação que proíba ou restrinja o uso de materiais plásticos no comércio municipal, favorecendo a substituição por produtos biodegradáveis.
  3. Articulação com os setores empresariais visando o estímulo ao uso de produtos alternativos aos plásticos nos estabelecimentos de turismo litorâneo, principalmente restaurantes e quiosques de praia.
  4. Reforço da limpeza pública das orlas das praias, com decidido programa de reciclagem, evitando-se que materiais plásticos sejam levados ao mar.
  5. Implementar um programa conjunto de educação e conscientização ambiental, tanto nas escolas quanto junto aos moradores e turistas.
  6. Envolvimento das entidades ambientalistas e representativas, capaz de mobilizar a sociedade civil na proteção da biodiversidade marinha e na defesa da sustentabilidade dos Oceanos.

Comprometem-se, ainda, os secretários Municipais de Meio Ambiente, a manter uma agenda de trabalho conjunta, realizando reuniões trimestrais, em cada município, somando esforços para avançar nas políticas de meio ambiente do Litoral Norte.

Ilhabela, 14 de setembro de 2021