Ubatuba participa da 20ª Olimpíadas das Apaes em Caraguatatuba

Ubatuba participará pela primeira vez das Olimpíadas Especiais das Apaes – edição estadual, e será representada por quatro atletas, que sairão da sede da APAE do município nesta segunda-feira, dia 18, rumo ao evento. A competição acontecerá em Caraguatatuba, de 18 a 23 de julho, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).

A prefeita Flávia Pascoal destacou a importância da representação do munícipio nesta competição. “Pela primeira vez a nossa cidade vai participar das Olimpíadas Especiais das Apaes – o maior evento esportivo do Movimento Apaeano, que irá movimentar inúmeros atletas das APAES do Estado”.

O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Tiago Balio, salientou que a Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba está muito feliz e orgulhosa por ter a APAE como parceira e pela participação na competição. “Temos atuado no desenvolvimento de atividades em conjunto e o resultado tem sido bem interessante. Acredito que o esporte em sua essência tem o poder de agregar pessoas e é justamente isso que estamos buscando em promover junto as ações desenvolvidas”.

Fábio Gomes de Oliveira, professor de educação física que treinou os atletas, destacou que a Federação Nacional das APAES (FEAPAES-SP), junto com sua coordenadoria estadual de educação física, desporto e lazer, organiza e identifica os alunos e equipes para a formação da delegação que representará o Estado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2022. “Os melhores ranqueados irão representar o estado numa competição nacional. O intuito dessa competição é promover a paratletas para disputar as paraolimpíadas”.

Oliveira informou também que Ubatuba participará este ano com as modalidades tênis de mesa e futsal. “Pretendemos daqui dois anos, participar também com equipes de natação e atletismo. Tudo isso com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que atualmente nos disponibiliza ambientes adequados para a prática das modalidades”.

Atualmente, há 308 instituições das APAES do estado de São Paulo, então, os atletas disputarão praticamente com todo o estado. Será uma semana de muita diversão para os alunos, já além das competições, os atletas poderão usufruir de diversos momentos socialização, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências.

A abertura das Olimpíadas Especiais das APAES do Estado de São Paulo será transmitida ao vivo pela FEAPAES-SP, através do Facebook e Youtube. Para acompanhar acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UCTKvIoYTzB0vPr4UoukEWpA