Poder Executivo Municipal

Ubatuba está entre 26 cidades selecionadas para 5º Filma Bauru

Ubatuba está entre 26 cidades selecionadas para 5º Filma Bauru

Ubatuba está entre as 26 cidades que tiveram curtas-metragens selecionados para o 5º Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior, que acontece entre 3 e 7 de outubro, na cidade que dá o nome ao festival.

Ao todo, 49 obras audiovisuais concorrerão nas categorias documentário, ficção e animação, além do Júri Popular, em votação aberta. A programação gratuita, híbrida e com acessibilidade em Libras.

Representando a Capital do Surfe, disputam os curtas “Mujeres Protagonistas”, de Maria Sol Aranda e “A Lua nasce no mar”, de Ramon Soares. Ambos os filmes que levam o nome de Ubatuba serão exibidos no dia 5 de outubro, a partir das 19 horas, nas  Faculdades Integradas de Bauru – Rua José Santiago, 16, Vila Ipiranga – com Transmissão Online pelo site https://filmabauru.com.br/?page=home.

A programação do 5º Filma Bauru ainda conta com atividades formativas online, como as mesas redondas e a oficina de crítica cinematográfica, e presenciais, como as oficinas de produção de curtas-metragens para estudantes do Ensino Médio.

Confira uma pequena sinopse das produções:

Mujeres protagonistas

Mujeres Protagonistas” (2023, 13 min.) é um curta-metragem sobre as oficinas de teatro que acontecem na unidade penitenciária nº 52, na cidade de Azul, Buenos Aires, Argentina. As entrevistas revelam que a prática artística ajuda as mulheres a lidar com as dificuldades da vida de presa, e também mostram como a atuação se torna uma forma de melhorar o convívio e a comunicação entre elas, além de mudar o estado mental e pavimentar sonhos de um futuro melhor.

A Lua nasce no mar

Luana Soares é uma caiçara nascida em Camburi, comunidade quilombola em Ubatuba. Crescida com o pé na areia, ela começou a surfar longboard com 17 anos, evoluindo rápido no esporte e se destacando nos campeonatos. Mas um problema de saúde grave se coloca entre ela e as ondas. Essa história de sonhos e reviravoltas é contada com muita poesia por Ramon Soares, ele também caiçara, quilombola e surfista. Ramon criou o projeto Afro Surfe, projeto que utiliza o esporte como ferramenta de transformação social para fortalecer a cultura do surfe em comunidades quilombolas. O curta “A Lua Nasce no Mar” é sua estreia como diretor, repleto de cenas encantadoras e transbordando alma em cada minuto na tela.

/* * VLibras */