III Fórum de Saberes Artesanais e Banda do Silêncio abrilhantam aniversário de Ubatuba

No dia do aniversário de Ubatuba, O Terminal Turístico do Pereque-Açu ainda foi palco da mostra do III Fórum de Saberes Artesanais, que acontece até o dia 31, das 14h às 20 horas. A iniciativa também comemora os 384 anos do município e dá oportunidade aos artistas,que tiveram seu trabalho afetado pela pandemia, de exporem sua arte- seguindo todos os protocolos de combate à Covid-19.
Uma das idealizadoras do projeto, Helena Sanchez, comentou sobre os desafios de promover o fórum durante à pandemia. “Em 2020, a edição foi um desafio pela novidade de um formato totalmente online. O terceiro fórum, estamos fazendo de maneira híbrida- de agosto a outubro com atividades online (vivências, oficinas e mesas redondas) e resolvemos fazer essa ação presencial, cumprindo todos os protocolos e,também, dando a oportunidade para esses artesãos que estão há tanto tempo dormentes em suas atividades”, explicou Helena.
Ela ainda comentou sobre uma outra iniciativa do Fórum, que é a realização da I Mostra dos Saberes Artesanais do Litoral Norte, que acontece no interior do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e que, inclusive, está concorrendo a prêmios. “Ali foi, inclusive, o pontapé inicial para essa ação de hoje”, acrescentou.
O III Fórum reúne 60 expositores e a programação também conta com oficinas, vivências e mesas de debate. Helena destacou que um fator de grande relevância é promover o protagonismo inverso. “Então, nós colocamos pessoas com deficiência para serem os protagonistas, como alguns oficineiros e, por isso, resolvemos trazer a Banda do Silêncio”, frisou.

Banda do Silêncio
O grupo, que veio da cidade de Guarulhos, entoou 12 canções, entre elas Stand by Me, Guantanamera e Pássaro de fogo.
A banda reúne alunos surdos, cegos e ouvintes.
O trabalho realizado pelo maestro Fábio Bonvenuto, do conservatório de Guarulhos, apresenta a inclusão no sentido de ampliar o debate sobre o que deve ser feito para haver, de fato, a inclusão musical. O diferencial do Música do Silencio é que trata-se, verdadeiramente, de um grupo inclusivo no qual alunos com deficiência convivem com pessoas sem deficiência, o que permite a troca de experiências e vivências que favorecem a inclusão por meio de valores, como tolerância, amor ao próximo, respeito, entre outros.

Fotos: Wendell Marques