Blitz educativa do trânsito marca início efetivo da campanha “Pé na faixa, pé no freio”

Ainda em comemoração ao aniversario de Ubatuba, a Diretoria de Trânsito promoveu na manhã de sexta-feira, 29, o inicio da campanha educativa ”Pé na faixa, pé no freio”, realizando uma blitz na Praça 13 de Maio.
A ação ainda contou com o apoio dos demais setores da Secretaria de Segurança Pública, como a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, promovendo a abordagem de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres visando a conscientização no trânsito.
O responsável pelas iniciativas de Educação no Trânsito no município, Vinícius Brito, comentou que essa campanha específica foi um pedido especial da prefeita Flavia Pascoal que, inclusive, também participou da blitz.
“ O objetivo é criar a cultura do motorista dar preferência ao pedestre na faixa e que todos desenvolvam boas práticas no trânsito, visando, também, a redução no número de acidentes”, enfatizou Brito.
A prefeita destacou que a ideia da campanha veio da necessidade de conscientizar e educar as pessoas para que parem na faixa de pedestre e que todos possam se respeitar.
Ela ainda acrescentou que o programa de educação viária que está sendo idealizado não para por ai e que além de blitz e projetos nas escolas municipais, será implantado um espaço específico no qual as crianças serão capacitadas.
“Nós já cadastramos o projeto e o local será uma mini cidade, onde as crianças vão aprender a se locomover no trânsito. Somadas, todas essas ações entre as diversas secretarias, como Segurança, Educação e Turismo são executadas em para melhorar a condição do trânsito na nossa cidade, respeitando às regras e à mobilidade urbana”, frisou Flavia.
Como educadora, a prefeita ainda lembrou a importância de trabalhar essas ações de educação com as crianças, pois eles vão formando a personalidade e inserindo dentro da sua formação o respeito às regras de trânsito.
“É muito mais vantajosos e eficaz fazer isso junto às crianças nas escolas, desde os pequenininhos da Educação Infantil até os do Ensino Fundamental nível dois”, concluiu.