IV Saberes Artesanais realiza ação cultural nesta quinta-feira

O IV Saberes Artesanais realiza uma ação cultural nesta quinta-feira, dia 22, com mesa de debates, vivência com artesãos, apresentação musical e oficinas, e ainda uma grande exposição e venda com artefatos produzidos pelos artesãos do Litoral. O evento acontece das 9h às 20h, no Salão de Exposição do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

A programação do dia começará com a roda de conversa sobre o manejo das matérias-primas na produção artesanal, com o tema “Territorialidade na produção artesanal: manejo, valorização e conexão”, e que contará com a participação do Secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Penteado Adolpho; da professora Doutora em Design, Cyntia Malaguti – que realiza pesquisas relacionadas à design para sustentabilidade, gestão do design, valorização dos resíduos arbóreos urbanos e cultura material; e a integrante da Comunidade Quilombola da Caçandoca, Neide Antunes de Sá –  Pedagoga, Agente Comunitária de Saúde e artesã.

Às 14h, terá início as oficinas e vivências, que buscam propiciar o conhecimento de produzir trabalho artesanal e os benefícios que a prática proporciona. As inscrições serão na hora e as vagas limitadas.

A programação segue ainda com a premiação das melhores obras da mostra eleitas pelo júri popular e também com a exposição e vendas de artesanato na praça da Igreja Matriz, em frente ao Teatro, e que se estenderá até o final das atividades. O evento será encerrado com a apresentação da Banda Lira.

Sobre a Mostra

A mostra do IV Saberes Artesanais do Litoral Norte permanece aberta para visitação até o dia 25 de setembro, no Teatro Municipal. A exposição reúne obras de artesanato nas categorias Acessórios, Utilitários, Decorativos e Tradicionais, de artistas que se inscreveram por meio de edital desenvolvido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

No total são cerca de 140 obras de moradores das comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e caiçaras, contando também com artistas contemporâneos, das regiões de norte a sul de Ubatuba, além de participantes das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ilha de Búzios.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, recebendo escolas na parte da manhã, das 10h às 12h, e liberada para toda a população das 14h às 18h. Aos finais de semana, as obras podem ser apreciadas das 15h às 20h.